Esse Botafogo está dando aula dentro e fora de campo

9 comentários

Blog do Azambuja

Blog do Azambuja

Compartilhe

Esse Botafogo está dando aula dentro e fora de campo
Vitor Silva/Botafogo

Esse Campeonato Brasileiro de 2023 tem sido muito especial para nós botafoguenses, e não poderia ser diferente, afinal, não é usual um time conseguir vencer dez partidas em um universo de doze dentro de uma liga tão competitiva quanto a nossa. Obviamente, os resultados dizem muito sobre o que esse elenco vem entregando, mas é preciso fazer uma análise mais profunda, uma vez que tudo isso só está sendo possível por conta de uma mudança essencial na maneira como o Botafogo vem conduzindo o seu departamento de futebol.

Não é novidade para ninguém que o Castro passou por um momento de muita turbulência, no qual a pressão pela demissão dele por parte de uma enorme parcela da torcida e da imprensa (tanto tradicional quanto independente) foi extremamente forte. O caminho normal dentro do futebol brasileiro seria ceder e encerrar o trabalho, mas o Botafogo de hoje entende que futebol não se faz dessa maneira e que se deve buscar sempre o esgotamento das possibilidades de “ajustes na rota”.

Não podemos ignorar que o fato de existir uma alta multa rescisória teve um peso nessa decisão, mas, acima de tudo, houve a calma e sabedoria necessárias para realizar uma análise ampla, que passou por escutar dos jogadores e demais funcionários quais eram os motivos para o time estar apresentando um rendimento muito abaixo do que esse próprio time produziu anteriormente nas mãos dessa mesma comissão técnica. O poder da autocrítica honesta e profissional nunca deve ser colocado de lado.

Nesse Botafogo atual, NADA é feito sem que exista uma razão pensada e profissionalmente discutida por trás.

Todos no clube sabem que não basta ter os recursos, é preciso saber como empregá-los da maneira mais eficiente e inteligente possível. Não pode fretar todos os voos? Então vamos pensar quando o fretamento será mais decisivo/vital para que os jogadores e demais funcionários estejam em condições melhores. Não tem um alto orçamento para adquirir jogadores? Vamos pesquisar o mercado e filtrar os resultados a partir das nossas necessidades atuais e futuras, pois precisamos resolver as lacunas esportivas de hoje, mas ao mesmo tempo fazer o movimento para que essa chegada também represente o maior ganho financeiro possível em uma já projetada saída.

Estamos diante de um clube que entende o valor de se adaptar aos mais diversos cenários, sendo essa uma característica presente dentro e fora de campo. O novo Botafogo sabe que o sucesso de amanhã começa a ser construído com as ações tomadas e pensadas hoje. Não quero passar a impressão de que só estamos acertando, pois essa seria uma análise rasa e extremamente contaminada pela nossa extraordinária série de vitórias. Minha intenção é discutir o fato de estarmos ocupando uma posição de destaque através de um trabalho direcionado para que essa condição não seja apenas momentânea.

Saber que estamos dando valor ao processo e não somente ao resultado mais imediato significa dizer que o objetivo final é transformar o clube em uma ilha de excelência rodeada pelo mar de incompetência e ego, que não deixa o futebol brasileiro ser a potência mundial que deveria ser.

Não estamos onde estamos por acaso, e essa é a grande notícia. Saibamos valorizar isso e levar os ensinamentos desse começo de ano para o nosso futuro.

Notícias relacionadas