A gente vem acompanhando essa campanha do Botafogo e a cada vitória nós estamos carregando ainda mais a nossa “barra” de energia na luta pelo título. A torcida abraçou o elenco, e os últimos jogos no Nilton Santos tiveram todos os ingressos disponíveis vendidos. Está mais do que claro que existe uma sintonia muito forte entre jogadores e torcida, sendo essa mistura um dos grandes destaques da nossa campanha até aqui.
Mesmo vivendo essa fase maravilhosa, vimos algumas vaias no jogo contra o Patronato (válido pela Copa Sul-Americana). Ao escutar as vaias, me veio imediatamente o pensamento de que uma parcela da torcida não entendeu o nosso contexto. Alguns torcedores ainda parecem torcer para o Botafogo que não entrava em campo de maneira impositiva e sempre em busca da vitória.
Obviamente não quero ensinar ninguém a torcer, mas será que esse Botafogo não está merecendo apoio irrestrito? Será que mesmo em jogos ruins a torcida não pode fornecer a força extra necessária para que o resultado positivo aconteça até mesmo na “marra”?
Estamos diante de uma oportunidade muito especial de conquistar um título que poderá mudar a nossa história e, ao meu ver, precisamos entregar o nosso máximo nas arquibancadas aconteça o que acontecer. Muitas vezes ouvimos que “o elenco está fechado”, que o clima entre os atletas é de extrema confiança e que cada jogador se doa pelo outro. Eu adoraria ver o fortalecimento desse sentimento dentro da torcida também.
Imaginem todas as torcidas organizadas cantando juntas e levando com elas todos os outros setores do estádio, será que essa atmosfera não tornaria o Botafogo ainda mais forte em casa? Creio que não é preciso pensar nem meio segundo para chegar à conclusão de que todos nós juntos poderemos sim ser um elemento essencial para o título. Não estou dizendo que não está existindo apoio, pois isso nem de longe é verdade, apenas estou tentando demonstrar a importância de termos 100% de apoio no estádio.
Não tenho dúvida de que o jogador se comporta de maneira mais positiva quando sente que mesmo se ele não estiver tão bem na partida, o apoio virá. Não tenho dúvida também de que os companheiros, ao verem o apoio dado ao jogador que não estiver jogando tão bem, irão se doar ainda mais em campo. O Nilton Santos precisa ser o lugar no qual o elenco receba apenas energia positiva. Ninguém além da torcida e do elenco/demais profissionais precisa acreditar que vamos ser campeões.
Se todos nós estivermos sempre na mesma energia, o Nilton Santos poderá nos dar o título do Campeonato Brasileiro de 2023.