Obviamente, a derrota diante do Cuiabá em casa não estava em nossos planos, e foi de fato um resultado pavoroso, mas precisamos tirar lições valiosas dessa partida. Chegamos ao momento decisivo do Campeonato Brasileiro, e para que todo o nosso esforço na temporada tenha valido a pena integralmente, precisamos entrar em campo com o máximo de foco e atenção nos mínimos detalhes.
Contra o Cuiabá, fizemos um primeiro tempo muito bom e poderíamos ter saído com ao menos um gol de vantagem, caso Eduardo não tivesse perdido mais uma oportunidade clara de gol (essa é uma observação, não uma tentativa de desmerecer o jogador).
Acontece que no segundo tempo cometemos erros que não podem ocorrer em um time que está lutando pelo título na reta final do campeonato (sem mencionar o erro da arbitragem, mas não aguento mais falar sobre ele). Tentar uma jogada mais “plástica” no campo de ataque não é, por si só, um problema, mas é necessário que o time esteja preparado para responder defensivamente, caso seja necessário. São decisões como essa que exigem um grau maior de inteligência e uma margem maior de segurança por parte dos jogadores.
Essa reta final precisa ser jogada com muita sabedoria, pois a pressão será mais elevada do que nunca. O jogo desta quarta contra o Palmeiras, inegavelmente, ganhou um peso maior, mas isso não significa que precisamos ir para o “tudo ou nada”. Temos uma vantagem de seis pontos (além de um jogo atrasado a ser disputado) sobre o Palmeiras. Eles precisam ganhar o jogo para continuar tentando nos alcançar, e devemos usar esse fator de forma inteligente.
Uma vitória amanhã nos deixará muito perto do título, e estaremos mais próximos dos três pontos se soubermos controlar nossos próprios nervos. Precisamos jogar privilegiando as características que nos trouxeram até aqui, esse é o caminho. Durante a maior parte deste Brasileirão, fomos um time muito competitivo/organizado com a bola e ainda mais sem ela. Caso consigamos recuperar nossa solidez defensiva, todo o resto tende a melhorar e ajudar na estabilização coletiva, o que será crucial nesta reta final.
Amanhã, o Nilton Santos precisará reviver seus melhores momentos dentro e fora do gramado. Tenho certeza de que o Botafogo possui tudo o que precisa para coroar esta campanha com o título, e vamos comprovar isso diante do Palmeiras.
Precisamos que o Botafogo seja novamente a sua melhor versão, e a hora é agora!