Memórias, confiança e a revolução silenciosa no Botafogo

Memórias, confiança e a revolução silenciosa no Botafogo
Arquivo pessoal

Devo começar dizendo que foi surreal ter acompanhado de perto todo o nosso caminho até a brilhante classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. Eu fui para a Costa Oeste americana esperando encontrar os amigos e celebrar tudo o que conquistamos para estar nessa Copa do Mundo. Acontece que fiz essas duas coisas, e ainda adicionei ao meu “SSD” uma seleção absurda de novas memórias. Ter vivido o jogo contra o PSG de dentro do mítico Rose Bowl me proporcionou uma emoção que não consigo transformar em palavras. Naquele momento, o Botafogo se colocou no centro do futebol mundial e fez com que ninguém falasse de nada além da histórica vitória que acabávamos de conquistar.

Essa vitória sobre o PSG, somada ao ótimo jogo que fizemos contra o Atlético de Madrid, terá reflexos que nós nem mesmo conseguimos imaginar. Não é segredo para ninguém que a nossa torcida ainda possui uma parcela consideravelmente pessimista, mesmo depois do 2024 babilônico (um salve para o faraônico e maravilhoso Milton Cunha!) que fizemos. Acontece que, mesmo esse torcedor mais desconfiado deve ter visto o seu “desconfiômetro” baixar de nível, porque a vitória — e, acima de tudo, a maneira como conquistamos essa classificação — demonstraram que, para esse Botafogo, nada é impossível.

Espero sinceramente que estejamos vivendo, de fato, um processo de mudança estrutural positiva na maneira como muitos botafoguenses se relacionam com o Botafogo. Obviamente, não espero que o nosso torcedor passe a ser inabalavelmente confiante, mas acredito que fará muito bem ao clube, de maneira geral, que uma parcela maior da torcida consiga enxergar que esse novo Botafogo merece a nossa confiança. Creio sinceramente que o fortalecimento da nossa força emocional irá nos beneficiar — principalmente em momentos decisivos e nas inevitáveis oscilações. Posso estar sendo ingênuo? Posso, mas quero muito acreditar que conseguiremos dar esse passo adiante.

O Botafogo que está diante dos nossos olhos não tem parado de nos dar alegrias e proporcionar memórias lindas e inesquecíveis. Então, nada mais justo que confiemos de verdade nele. Agora é enviar as nossas melhores energias para que possamos passar mais uma vez pelo Palmeiras e, assim, continuarmos a criar outros capítulos brilhantes nesse lindo livro que estamos escrevendo na Copa do Mundo de Clubes 2025.

Comentários