A GDA Luma teve participação decisiva na decisão de não negociar Danilo com o Palmeiras. Em conversas internas, Gabriel de Alba reforçou o entendimento de que o Botafogo não pode seguir com a postura de se desfazer de seus principais ativos a qualquer oportunidade.
A avaliação dele é de que a SAF Botafogo precisa retomar sua trajetória de crescimento por meio de boas práticas de gestão e reposicionamento no mercado. Nesse contexto, fortalecer a relação com a torcida é um dos pilares da estratégia. O entendimento é de que, nos últimos anos, os vínculos criados entre jogadores e torcedores foram constantemente rompidos, o que acabou prejudicando o clube.
O Botafogo buscará equilibrar de forma mais eficiente a necessidade de fazer caixa com o fortalecimento da relação com a torcida. A SAF também enxerga o torcedor como uma fonte fundamental de geração de receitas e entende que fortalecer esse vínculo é parte importante da estratégia de crescimento do clube.
É claro que o Botafogo precisa realizar vendas para gerar receitas. No entanto, a GDA decidiu que, caso a negociação de Danilo não aconteça nesta janela, fará um aporte adicional de recursos, se necessário, para compensar a ausência dessa receita.
Mais do que uma decisão sobre um jogador, a escolha representa um novo posicionamento da SAF Botafogo em relação à condução do futebol e à preservação de seus principais ativos.