Provavelmente, muitos de vocês estão se fazendo a mesma pergunta que está no título deste texto, correto? Todos sabemos o quanto o Botafogo evoluiu nesses anos de SAF, mas também reconhecemos que os inícios de temporada têm sido planejados de uma forma que me parece equivocada. Claro que, nesta temporada de 2025, tivemos a “novela Artur Jorge”, mas o “produto final” é que estamos, mais uma vez, diante de um início em que a pré-temporada não está sendo realizada com o máximo de qualidade possível.
Recentemente, tivemos uma declaração do John Textor deixando claro que, na visão dele, a temporada só começa em abril. Particularmente, não discordo inteiramente dessa ideia, mas acredito que algumas ponderações precisam ser feitas para dar o devido peso a esse pensamento. Sempre concordei com a intenção do Textor de tratar o Campeonato Carioca apenas como um torneio de pré-temporada, mas entendo que não estamos executando isso da maneira correta. Podemos e devemos usar o Carioca como preparação, mas não podemos fazer isso sem que o elenco esteja o mais completo possível e sem um comando técnico de qualidade (seja ele interino ou efetivado). Mais uma vez usamos o Carioca para dar rodagem a jogadores da base com um nível técnico baixíssimo, e que para piorar, foram treinados por um técnico também muito abaixo do que deveria ser. Ou seja, não serviu novamente para nada.
Quando falamos sobre o grupo principal, o uso do Carioca como preparação se torna ainda mais problemático. Esse campeonato deveria estar sendo utilizado para dar ritmo de competição, aprimorar a parte física e técnica e, o mais importante, testar variações táticas e consolidar os conceitos que serão implementados ao longo da temporada. Meu descontentamento com nossa postura neste início de ano não está nem um pouco ligado aos resultados no Carioca ou na Supercopa, mas sim ao tempo precioso que estamos desperdiçando para preparar o elenco para o real começo da temporada, em abril.
Eu entendo o pensamento do Textor, mas, para que ele seja mais efetivo, é preciso que o planejamento da pré-temporada seja muito mais bem feito do que vem sendo desde o início da SAF. Esperar que, todos os anos, os erros ou atrasos de planejamento sejam corrigidos ao longo da temporada é um risco muito grande, que pode ter desdobramentos até mesmo financeiros caso o desempenho fique abaixo do que o investimento deveria entregar. Confio muito no Textor e já deixei isso claro diversas vezes, mas acredito que seria salutar que ele tivesse um olhar um pouco mais alinhado com a realidade do futebol brasileiro, que costuma punir quem se prepara de maneira atribulada.
Espero que a nova comissão técnica seja anunciada com a máxima celeridade possível, mas sem que o nosso modelo de futebol seja violado (premissa que sempre apoiei e admirei no Textor). De nada adiantará contratar qualquer um apenas por contratar, e isso o torcedor precisa entender. Ainda temos alguns dias para trazer os jogadores necessários e, assim, iniciar verdadeiramente nossa atrasada preparação para a temporada de 2025.
Ainda há tempo para montarmos um Botafogo efetivamente forte para abril? Sim, mas será preciso trabalhar de maneira mais assertiva e eficiente do que fizemos até este momento.