Hoje a temporada começa oficialmente para o Botafogo e estou convencido de que estamos diante de uma das temporadas mais desafiadoras das últimas décadas. Obviamente, o grau de exigência do torcedor vem aumentando conforme o tempo de existência da SAF vai ficando mais longo, porém, o final do ano passado acabou por adicionar uma dose muito mais alta de pressão do que aquela que já existiria naturalmente. Ao longo do texto vou trazer as minhas impressões e as minhas expectativas para a temporada de 2024.
Nas últimas semanas vimos saídas e chegadas de jogadores em todos os setores e confesso que não esperava uma reformulação tão ampla quanto a que estamos vendo. Eu imaginei que teríamos movimentos pontuais, mas o Botafogo resolveu reformular bastante o seu elenco e teremos um sistema defensivo quase que inteiramente novo, por exemplo. Ao fazer um balanço entre os jogadores que saíram, os que ficaram e os que chegaram, fico com a impressão de que os nossos objetivos para a temporada de 2024 serão muito parecidos com os de 2023.
Obviamente nós gostaríamos de ver um Botafogo contratando vários jogadores das “prateleiras” mais altas, mas não podemos esquecer o cenário financeiro do clube (por mais que tenha existido aquela coisa de sermos “um pouco mais agressivos”). Ainda não somos um clube financeiramente sólido sem todo o suporte fornecido pela Eagle Holdings. Pode parecer um pouco contraditório o que estou dizendo se lembrarmos as altas cifras oferecidas pelo Botafogo quando tentou as contratações do Medina e do Rollheiser, mas tudo se ajeita quando chegamos à conclusão de que esses dois movimentos foram da Eagle, não propriamente do Botafogo.
Creio que mais uma vez teremos como objetivo brigar na parte superior da tabela do Brasileirão (G6), e que lutaremos para chegar nas fases finais das Copas. Gosto sempre de fazer a observação de que em Copas, tudo pode acontecer, inclusive um título do Botafogo. Claro que eu gostaria de estar com expectativas maiores, mas sempre tento estar o mais alinhado possível com a realidade. Hoje nós somos uma das grandes forças do Brasil, mas ainda bastante distante dos times que vem conseguindo conquistar os principais títulos em nosso país.
Espero que mais bons/excelentes jogadores possam chegar até o final da janela e que o trabalho do Tiago “encaixe”, pois assim me sentirei confiante em vir aqui atualizar as minhas expectativas para 2024.
Agora é esperar a bola rolar e torcer para que essa temporada seja mais amigável com todos nós, mas enquanto essa hora não chega, gostaria de ver nos comentários as expectativas de vocês.
Que comecem os jogos!!