Quem tem que ajudar e enaltecer o Palmeiras é a torcida deles, não a do Botafogo

Quem tem que ajudar e enaltecer o Palmeiras é a torcida deles, não a do Botafogo
Vítor Silva/Botafogo

Eu juro que entendo todas as razões que trazem à tona um pessimismo convicto na nossa torcida do Botafogo sempre que um resultado ruim ocorre, mas nem por isso consigo normalizar e aceitar isso na boa. Desculpa. Ninguém vai negar que o empate com o Criciúma no Maracanã foi absurdamente frustrante e que esse sentimento se intensificou após a última vitória do Palmeiras, em cima do Juventude. Mas é mesmo tão difícil assim entender como os pontos corridos funcionam? Será que ainda não aprendemos que esse tipo de competição exige sangue frio e inteligência emocional?

Confesso que não suporto mais ouvir a história dos “milhões de anos sem ganhar algo relevante”. Ao menor sinal desse argumento, minha cabeça já começa a doer. Obviamente, é impossível “desviver” essas últimas décadas, mas qual o motivo de não entendermos que a SAF “zerou o clube” e que não é saudável para nós, nem para o Botafogo, colocar o peso dos fracassos do clube associativo em cada momento presente? TODOS nós vivemos o período mais complicado do Botafogo e sabemos o tamanho da dor, mas é preciso se libertar disso. Não adianta esperar que o título venha para que todo esse pensamento derrotista desapareça. Já pararam para pensar que é muito mais produtivo focar no presente e apoiar incondicionalmente o time nessa reta final?

Será que é tão difícil enxergar que o Botafogo AINDA está passando por um processo de reerguimento extremamente complexo (goste você ou não) e que é natural e esperado que existam momentos de decepção antes de termos alegrias plenas? Nós precisamos entender o nosso papel dentro de tudo isso. A balança sempre esteve desequilibrada, com a torcida oferecendo ao Botafogo muito mais do que o clube oferecia em retorno, mas agora o clube está começando a equilibrar essa relação. É essencial entendermos esse cenário, pois isso nos trará a sabedoria necessária para saber o que precisamos oferecer ao time nos momentos que estão por vir.

Eu vi muita gente endossando essa história de que o Palmeiras vai nos atropelar, e não consigo ficar bem com isso. ESQUEÇAM O PALMEIRAS! Se nós fizermos a nossa parte, seremos campeões, independentemente do que venha do outro lado. Precisamos apoiar e cobrar para que o time não repita a postura desatenta que teve logo após o nosso gol contra o Criciúma e que faça mais gols através das chances que que cria. Esse sim deve ser o nosso foco, e não aumentar a confiança do Palmeiras e dos palmeirenses. Parem de falar em retrovisor, em tubarão sentindo cheiro de sangue e em qualquer outra historinha veiculada pela mídia ou pelos torcedores deles.

Estamos na semana de uma semifinal de Libertadores e ainda somos líderes do Brasileirão. É hora de parar com o “entreguismo” e encarar de frente o desafio. Os jogadores obrigatoriamente devem se entregar por completo, e nós também.

Foque no Botafogo e ligue o botão do “foda-se” para todo o resto!

Comentários