O Botafogo está realizando uma campanha histórica, atraindo a atenção de todos que vivem o futebol no Brasil. À medida que o segundo turno vai se aproximando, as conversas se concentrarão na expectativa de mantermos a liderança e nas estratégias dos outros times para nos superar.
Nesse contexto, a torcida do Botafogo precisará ser muito inteligente daqui até o final do ano. Rivalidades naturais farão com que torcedores de outros times torçam contra nós e tentem emplacar um cenário de queda iminente diante de qualquer eventual “tropeço” do Botafogo. Todos nós devemos estar cientes de que nenhum time na história do Brasileirão de pontos corridos sustentou um desempenho em um nível igual ao nosso atual (hoje temos 81,48% e o melhor da história foi o Flamengo de 2019 com 78,95%). Embora desejemos ser os primeiros a sustentar um aproveitamento acima de 80%, é sensato lembrar do histórico recente e a partir dele fazermos nossas comparações.
O Campeonato Brasileiro é conhecido por seu equilíbrio, com times de alto nível frequentemente perdendo pontos para equipes menos bem colocadas na tabela de classificação. Portanto, é esperado que nosso desempenho possa diminuir um pouco (e temos margem para isso!!). Não estou afirmando que isso ocorrerá, já que nosso elenco demonstrou ser capaz de realizar coisas extraordinárias. Apenas quero reforçar a importância de mantermos uma análise equilibrada do cenário em que estamos inseridos.
Certamente haverá desafios até o fim do campeonato, e nossa prioridade deve ser manter a calma e o foco em nosso time. Muitos tentarão desestabilizar nossa equipe, pois um desfecho antecipado do Brasileirão não interessa a ninguém. Não quero criar um clima de “nós contra todos”, mas devemos permanecer vigilantes e realistas.
Estamos próximos de realizar um sonho que parecia impossível nas últimas décadas e devemos fazer o possível para sermos fonte de apoio, não propagadores de possíveis crises criadas por agentes externos.
Lembrem-se de que esse título também depende de nós.