Torcida do Botafogo precisa ter a cabeça no lugar

Fabiano e Yarlen em Botafogo x Athletico-PR | Campeonato Brasileiro 2024
Reprodução/Premiere

Todos nós estamos empolgados com o Botafogo disputando as primeiras posições e se consolidando como um time forte e confiável. Acontece que, mesmo times confiáveis irão oscilar; não existe muito o que fazer para barrar a existência dessa instabilidade. O Campeonato Brasileiro é extremamente equilibrado e costuma ver até mesmo os grandes favoritos perderem pontos preciosos para times que “não estão disputando o mesmo campeonato” que eles.

Todas as torcidas, se prestarem atenção direitinho, verão que seus times sempre enfrentam uma fase no campeonato em que as coisas parecem não estar dando certo e é aí que ter a cabeça no lugar faz toda a diferença. No caso do Botafogo, essa paciência muitas vezes acaba nem sendo curta, ela acaba sendo inexistente. Claro que o peso das decepções passadas tem uma participação significativa nessa falta de paciência, mas mesmo isso não pode ser suficiente para que a gente ignore totalmente o cenário atual do time.

Não posso esquecer que as redes sociais nos dão contato com apenas uma parcela de toda a torcida, mas também não posso ignorar o poder que essa “bolha” tem, tanto para contribuir positivamente quanto para fazer o contrário. Ao lidar com a galera logo após os nossos dois últimos jogos, eu pude ler vários comentários negativos e até mesmo derrotistas somente por termos visto o time jogando um futebol com qualidade inferior ao jogo contra o Fluminense, por exemplo. Claramente, o nosso time performou abaixo do seu potencial nos jogos contra o Grêmio e Athletico Paranaense, mas isso por si só já é justificativa para criticar duramente o Artur Jorge e alguns jogadores (principalmente os jovens Yarlen e Fabiano, assim como o Eduardo)?

Na maioria das vezes, essas críticas são feitas sem que exista a menor análise sobre o contexto dos jogos. Tudo é falado tendo como base apenas a raiva e o rancor! Quem está dizendo categoricamente que Yarlen e Fabiano nem jogadores de futebol são, ignora completamente a diferença de maturação “de jovem pra jovem” e que ambos só estão jogando por conta dos desfalques de jogadores importantes (Savarino, Tiquinho e Jeffinho) e da sequência pesada de jogos imposta pelo calendário ridículo que a CBF “organiza”. Quem critica o Eduardo se esquece que ele ficou por volta de 40 dias lesionado, que a volta é quase sempre complicada e que, antes da última lesão, o Eduardo vinha sendo muito participativo com gols e assistências, mesmo ainda estando distante do altíssimo nível técnico que ele tem.

Não adianta querer que o Artur e seus jogadores acertem sempre, isso não existe. O Artur vai errar e acertar, ainda mais nesse início de trabalho. Cabe a nós, torcedores, termos a devida calma e perceber que o mais importante agora é darmos apoio para que o time continue pontuando, mesmo em momentos de dificuldade.

Não existe mágica no futebol, situações mais complicadas somente serão superadas com muito trabalho, resiliência e inteligência. Sem contar que nem estamos vivendo uma situação realmente complicada, apenas uma oscilação normal e mais do que esperada.

Cabeça no lugar, galera!

Comentários