A arbitragem brasileira é um perfeito caos. Interpretações para lá de confusas e que geram muita polêmica. Isso não acontece uma vez por mês, mas algumas vezes em cada rodada. O Botafogo está certíssimo em reclamar dos seguidos erros em seus jogos. O mais revoltante de tudo isso é que a comissão ainda distorce a verdade, mantém as pífias decisões e ainda se coloca em papel de vítima. É o poste mijando no cachorro!
Mas o destino tratou de evidenciar quem é a principal vergonha do futebol brasileiro. Se dependesse apenas da mídia tradicional, como sempre foi, as reclamações do Botafogo seriam esvaziadas. “Ah, é só o Botafogo reclamando. Tira o foco e tudo passa logo”. Não vai ser assim dessa vez. E, como disse anteriormente, o destino ajudou.
Na última segunda, dois dias depois de mais um erro contra o Botafogo (dessa vez diante do Atlético-MG), a arbitragem voltou a errar feio. E dessa vez contra o Grêmio. O erro que favoreceu o Corinthians foi grotesco e evidenciou como a interpretação bizarra de um árbitro (e VAR!!!!) podem definir o rumo de uma partida.
A conclusão é antiga. A arbitragem tem um nível pavoroso. Os caras não conseguem tomar a atitude certa nem mesmo com uma televisão e câmeras destinadas somente a esse objetivo. Parece até um episódio de “Os Trapalhões”. Uma bizarrice atrás da outra. E o pior de tudo é que isso acompanha seus chefes, com análises subjetivas e seletivas. Um escárnio completo.
Aos botafoguenses, um pedido: vamos seguir fiscalizando e reclamando sempre que o clube for prejudicado. Mesmo que não seja nada direcionado, é obrigação nossa fiscalizar uma entidade que comete tantos erros e pode decidir os resultados como temos constatado. Não nos deixemos abalar com o que vem de fora, já temos problemas e missões suficientes dentro de nossa casa.