Botafogo tem aproveitamento recente de campeão, e Libertadores vira sonho possível  

58 comentários

Blog do Gentile

Blog do Gentile

Compartilhe

Botafogo tem aproveitamento recente de campeão, e Libertadores vira sonho possível  
Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo está embalado. Desde a estreia de Tiquinho Soares, contra o Fortaleza, o time está invicto e soma três vitórias em quatro jogos – empate completa a série. Isso representa um aproveitamento de 83,3% dos pontos disputados no período.

Esse número é absurdamente alto e relevante. Para se ter uma ideia, o líder Palmeiras, com 9 pontos de vantagem para o vice Fluminense, tem aproveitamento de 71%.

O Botafogo, claro, se afastou da temida zona de rebaixamento e, hoje, já pode sonhar de verdade com uma vaga na próxima Libertadores. O G-8, muito possível ao fim da temporada, está bem perto, a dois pontos de distância – atualmente ocupada pelo América-MG, com 39.

O sucesso do Botafogo inegavelmente passa pelo crescimento do sistema defensivo. O time sofreu apenas um gol nesse período de invencibilidade. O técnico Luís Castro não esconde sua satisfação como equilíbrio alcançado pela equipe.

“Agora temos um maior conhecimento entre os jogadores e também uma capacidade de tornar o bloco mais curto, encurtar os espaços dos adversários e capacidade de pressionar na frente, no princípio de construção do adversário, não deixando a bola chegar limpa para o adversário definir a jogada. Eu tenho dito varias vezes que a arte de defender e tão bonita quanto a de atacar”, disse o treinador.

O Botafogo terá agora um desafio para lá de complicado pela frente. O líder Palmeiras visitará o Nilton Santos na próxima segunda-feira em jogo que pode colocar o Alvinegro ainda mais dentro da briga pela Libertadores.

Notícias relacionadas