Após vitorioso período no Rio de Janeiro, com seis vitórias em sete jogos (aproveitamento de 85%), o Botafogo iniciará sua maratona como visitante. Serão sete duelos com apenas um no Estádio Nilton Santos (Fluminense, dia 25) e a saga começa neste sábado (11/5), quando o elenco seguirá para o Nordeste para a partida contra o Fortaleza, domingo, pela sexta rodada do Brasileirão-2024.
Da capital cearense, o Botafogo seguirá para Lima, capital do Peru, local da partida contra o Universitario, quinta-feira que vem (16/5), pela quinta rodada do Grupo D da Libertadores. O clube decidiu não voltar ao Rio de Janeiro e fazer uma viagem casada para não perder um tempo precioso. Com essa decisão, o técnico Artur Jorge ganha mais tempo de descanso e até de treinamentos para sua equipe.
A expectativa é de que a volta para o Rio de Janeiro ocorra logo após o fim da partida contra o Universitario. Todas as viagens serão com voos fretados, o que facilita a vida dos jogadores e da comissão técnica.
A partida contra o Fortaleza inicia uma série de sete jogos nos próximos 20 dias (a maioria em maio). Isso quer dizer que o Botafogo entrará em campo em média uma vez a cada três dias, muitas vezes com viagens no processo. Quando não for dia de partida, o grupo estará descansando e fazendo ajustes finais para os duelos seguintes.
Há uma grande preocupação com a utilização dos jogadores e muito provavelmente haverá uma grande rotatividade neste período. Existe uma chance enorme de nomes poucos utilizados terem mais oportunidades em um futuro breve, até porque o departamento médico do Botafogo conta com jogadores importantes neste momento.