Torcedores do Botafogo são os que menos reclamam da arbitragem, aponta estudo

Árbitro Bruno Pereira Vasconcelos no VAR em Botafogo x Mirassol | Campeonato Brasileiro 2025
Reprodução/Premiere

Torcedor de futebol talvez seja o maior exemplo de passionalidade. É comum ver fãs sentindo-se injustiçados até mesmo quando estão errados. Mas não no Botafogo. Os seguidos e bizarros erros de arbitragem não geram uma insatisfação na torcida do Glorioso. O que era somente uma impressão ficou constatado com um estudo da BolaVip Brasil no Reddit, plataforma social que tem se notabilizado como local de debate sobre a paixão nacional.

Segundo o levantamento, os torcedores do Botafogo são os que menos reclamam da arbitragem em comunidades online. Todos os demais clubes do futebol brasileiro protestam em casos de erros, mas os alvinegros são sempre os mais centrados. Culpam o próprio time, treinador ou diretoria. Como se reclamar contra o “homem do apito” anulasse qualquer outro objeto de crítica.

A pesquisa analisou conversas até 15 de agosto no Reddit, uma plataforma social com dezenas de comunidades de fãs dedicadas a clubes da Série A e ao futebol, e constatou que o clube alvinegro registrou apenas 39 menções relacionadas a termos como “árbitro”, “arbitragem” e “VAR” na comunidade r/botafogo.

O número contrasta com os líderes do ranking. O Corinthians, por exemplo, aparece em primeiro lugar com 375 menções — quase dez vezes mais que o Botafogo. Em seguida vêm Internacional (310) e São Paulo (277).

O resultado mostra que, enquanto torcidas rivais se envolvem constantemente em discussões sobre erros de arbitragem, os torcedores do Botafogo parecem dar menos espaço a esse tipo de debate em comunidades online. Para muitos, isso pode refletir um perfil mais crítico em relação ao próprio desempenho do time.

Pouca reclamação, muitos erros

Se em 2024 John Textor adotou uma postura pública contra a arbitragem e utilizou a empresa “Good Game!” para contestar os erros, na atual temporada a estratégia é outra. E não tem dado certo. Segundo apurou o FogãoNET, os erros continuam sendo contabilizados pela mesma parceira, mas mantidos em sigilo.

O bastidor do Botafogo na CBF com relação à arbitragem tem se mostrado ineficiente. São erros em sequência e que não dão o menor sinal de mudança. Contra o Internacional, neste sábado, um pênalti inexplicavelmente ignorado. E com direito a jogadores passivos dentro de campo, outro ponto que deve mudar imediatamente.

Comentários