Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade .
Jogos

Campeonato Carioca

15/01/26 às 19:00 - Luso-Brasileiro

Escudo Portuguesa
POR

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Brasileiro

07/12/25 às 16:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

4

X

2

Escudo Fortaleza
FOR
Ler a crônica

Campeonato Brasileiro

04/12/25 às 19:30 - Mineirão

Escudo Cruzeiro
CRU

2

X

2

Escudo Botafogo
BOT
Ler a crônica

Após uma data Fifa monótona, o Brasileirão está de volta. Botafogo é dono do seu destino

Blog do Léo Andrade

Por: Blog do Léo Andrade

- Atualizado em

Após uma data Fifa monótona, o Brasileirão está de volta. Botafogo é dono do seu destino
Vitor Silva/Botafogo

Faltam 16 rodadas. O Botafogo conquistou até aqui dez pontos de frente na luta pelo título do Brasileirão-2023. Uma vantagem considerável que nos dá um fôlego extra nessa reta final e coloca pressão máxima sobre os adversários, pois não há margem para eles negociarem pontos.

Hoje o campeonato do Botafogo é para tirar rodadas do caminho: cada vitória nossa faz a rodada ser ruim para os adversários, mesmo que também vençam. Cada derrota deles é boa para a gente, mesmo que não vençamos. Se vencermos e eles não, a rodada é excelente.

A nossa vantagem joga toda a pressão sobre os outros. O Palmeiras, por exemplo, enfrenta o Grêmio semana que vem fora de casa sem margem para colocar um empate no bolso, ou mesmo poupar quando enfrentarem o Boca Juniors pela semifinal da Libertadores. A vantagem é nossa, o problema é deles.

O Brasileirão não é um sprint de 100m, sim uma maratona com 38 rodadas. A melhor campanha da história conquistou o título na rodada 34. Um clube saber percorrer com inteligência essa maratona é primordial para conseguir alcançar seus objetivos. Os três pontos em disputa na rodada 22 são os mesmos da rodada 21, independentemente do adversário. Saber absorver rapidamente erros e acertos é um predicado dos times campeões, pois, como cantou Cazuza, “o tempo não para!”.

Historicamente, todo o time que fez 75 pontos levantou a taça. Esse é um número mágico, não imutável. Entretanto diversos especialistas, como a UFMG, apontam esse campeonato repetindo a pontuação para título dos anos anteriores. Restam sete jogos em casa e nove fora. 50% de aproveitamento ou cinco vitórias em casa e três fora podem garantir o Manequinho ser vestido. Por desencargo de consciência, vamos garantir muito mais. Seguindo em frente, como fizemos até agora.

Ao contrário dos nossos rivais, o Botafogo é dono do seu próprio destino no Brasileirão.

Seremos!

Comentários