O Botafogo venceu o Ceará por 3 a 2 no Estádio Nilton Santos, pela 11ª rodada do Brasileirão, e entrou no G6 da tabela antes da pausa para o Mundial de Clubes. Foi mais uma atuação sólida em casa, onde o time mantém ótimo desempenho.
A vitória fora de casa contra o Santos, na rodada anterior, ajudou a reduzir o desequilíbrio entre as campanhas como mandante e visitante, que vinha sendo um dos principais desafios do time na competição.
Na análise por blocos, o Botafogo fecha o segundo ciclo do campeonato enfrentando o Mirassol, após a pausa para o Mundial. Uma vitória colocaria o time com desempenho de candidato ao título nesse recorte e o deixaria a apenas três pontos da média histórica de pontuação dos campeões no acumulado da competição
Números atualizados do Botafogo no Brasileirão:
• Nove jogadores diferentes já marcaram pelo clube no campeonato.
• O Botafogo é o 4º melhor mandante, com 13 pontos conquistados de 15 possíveis.
• Como visitante, ocupa a 8ª posição, com 5 pontos em 18 disputados.
• A defesa segue sendo um ponto forte: é a 2ª menos vazada, com apenas 7 gols sofridos.
• O ataque melhorou: é agora o 5º melhor, com 14 gols marcados.
Projeções para 2025 (em parceria com o Dept. de Matemática da UFMG):
As metas por bloco seguem baseadas em dados históricos, com ajustes possíveis conforme a evolução da competição:
Título: 78 pontos (incluindo margem de 3 pontos)
Libertadores: 64 pontos
Pré-Libertadores: 57 pontos
Sul-Americana: 50 pontos
Permanência: 45 pontos
Dividimos o campeonato em seis blocos, com metas específicas de pontuação para cada fase. Essa abordagem facilita o acompanhamento por etapas, ajustando a rota a cada sequência de jogos e mantendo foco em metas de curto e médio prazo.
Todas as projeções são calculadas pelo departamento de matemática da UFMG e podem ser ajustadas na reta final do campeonato, conforme a média de pontuação da competição.