O Botafogo venceu o Vasco por 3×0 pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa foi a primeira partida do bloco 6 (jogos 32 a 38):
– O aproveitamento de pontos total do Botafogo está em 70%, que é a meta para quem disputa o título. A UFMG indica no momento uma linha de tendência para o campeonato ser decidido acima da média histórica de 75 pontos. Nosso acompanhamento considera um campeonato disputado na faixa de 78 pontos.
– A pontuação projetada para o último bloco foi ajustada conforme estudo do departamento de matemática da UFMG, em 01/11/24, que indica 99% de chances de um evento ocorrer: 78 pontos para o título, a mesma de nosso acompanhamento desde a rodada 01. Nessa reta final, a pontuação estimada pode sofrer alterações ao fim de cada rodada, apresentando tendência de queda.
– O Alvinegro está no G4 desde a terceira rodada.
– É a décima sétima rodada que o Botafogo ocupa a liderança, posição nobre do campeonato.
– O Botafogo tem o segundo melhor ataque do campeonato com 52 gols.
– 20 jogadores do Botafogo marcaram gol no campeonato.
– O Botafogo tem a melhor defesa do campeonato com 26 gols sofridos.
– O Glorioso é o segundo melhor mandante do campeonato com 36 pontos conquistados em 16 partidas em seus domínios.
– O Botafogo é o melhor visitante do campeonato com 31 pontos conquistados em 16 partidas fora de casa.
A projeção por blocos divide o campeonato em seis fases, permitindo o acompanhamento de metas de curto e médio prazo. Cada um dos seis blocos tem uma meta de pontos pré-definida, baseada em dados históricos da competição. As metas por bloco variam entre pontuação necessária para fugir do rebaixamento e pontuação de equipe que disputa o título. Dessa forma, conseguimos identificar o desempenho da equipe em cada um dos seis blocos do campeonato.
Todos as projeções de pontos do campeonato são feitas pelo departamento de matemática da UFMG.