Na última quarta-feira (18/2) em partida contra o Volta Redonda, o Botafogo surpreendeu ao entrar em campo usando meiões brancos. A escolha rendeu boas discussões em redes sociais. Estão ferindo a tradição? A realidade é que ao longo da história a única peça que se mantêm no uniforme oficial é a tradicional camisa alvinegra: “a Gloriosa”.
Uma das primeiras decisões após a fundação foi a nossa camisa. Jacques Raymundo, fundador do clube, deixou isso claro em entrevista ao “O Imparcial” no ano de 1926: – “decidiram-se logo as cores, seria o preto e branco; pensou-se logo no uniforme, a camisa seria em listas verticais e o escudo concertou-se que seria de prata com as iniciais entrelaçadas”. Em 1905, após aprovado projeto de Morales de Los Rios, o clube encomenda as camisas alvinegras e calções brancos.
Quase todos os títulos do clube até a fusão foram utilizando calções brancos e meiões pretos, incluindo o que nos rendeu a famosa alcunha de “O Glorioso”.

Em 1930, em amistoso contra a seleção dos EUA, o Botafogo utiliza pela primeira vez os calções pretos. Quatro anos após, o clube volta a usa-los contra o Vasco e oficializa em seu uniforme oficial.

Pelos próximos 14 anos, mesmo após a fusão, esse seria nosso uniforme oficial com trocas somente no meião entre preto e banco. Em 1948, Carlito Rocha assumiu mandato como presidente do clube. Após excursão pela Bolívia e uma série de amistosos em que usamos o “tradicional” uniforme com calção branco e terminamos invictos, a imprensa começou a divulgar uma superstição que o calção preto nos dava azar. A verdade é que o Botafogo naquele ano voltou a ser campeão após 13 anos utilizando calções brancos e meias brancas.

Os calções brancos iriam durar até meados dos anos cinquenta. Os meiões em 1954 seriam pela primeira vez cinzas, homenagem do clube a Getúlio Vargas que acabara de falecer.

O meião cinza caiu no gosto do público e foi incorporado ao uniforme em boa parte do período até os dias atuais. Ele vestiu Garrincha, Didi, Gerson, Túlio etc. O meião branco também foi utilizado no período em alguns uniformes como o de 1989, assim como o preto apareceu em outras ocasiões.
O que importa é que independentemente da cor de meia e short, o Botafogo sempre está bem vestido de alvinegro e uma estrela no peito. O meião cinza já está no gosto popular, mas as outras cores também são associadas a períodos de glórias.
O primeiro jogo da história do Botafogo em 1904 foi utilizando meião abobora. Mas isso já é assunto para outro post nesse blog…