Martín Anselmi é um bom técnico. Mas precisa entender o momento do Botafogo. Nem sempre é possível jogar como se sonha. O esquema tático de Martín Anselmi precisa fechar a casinha contra o Nacional Potosí pela Libertadores.
Ê neste cenário que o duelo com o Nacional de Potosí, dois palmos abaixo de marte, pede mudança no esquema tâtico de Martín Anselmi. É preciso ganhar o meio.
Esquema tático de Martín Anselmi deixa espaços

Do jeito que está o Botafogo vai permitir facilmente cruzamentos e chutes da intermediária. Algo normalmente perigoso na altitude. Mas ainda pior em gravidade por conta dos goleiros do Botafogo.
Sei que é pedir muito para ele abandonar os três zagueiros. Que os mantenha. Mas reforce o meio, variando o 3-4-3 para um 3-5-2. Adiante Newton e escale Justino ou Ythallo para jogar com Bastos e com Alexander Barboza.
É preciso fechar o meio

Newton junto com Danilo e Álvaro Montoro no meio, apoiados pelos alas, vai permitir ao Botafogo fechar espaços antes mesmo da intermediâria. Na frente Lucas Villalba e Matheus Martins podem resolver na Bolívia.
MAIS! Botafogo não pensa em seu principal reforço para 2026
Se Anselmi promover esta mudança trará facilmente a decisão para o Brasil ou já terá resolvido o problema em solo boliviano. Assim a torcida espera.