O Botafogo terminou como grande vitorioso da rodada de fim de semana do Campeonato Brasileiro. Abriu nove pontos de vantagem para o segundo colocado. E 11 pontos para times apontados pela mídia como os grandes rivais dos botafoguenses. Mas uma análise mais profunda da tabela nos permite ver que as quatro próximas rodadas podem acabar entregando o Brasileirão ao Botafogo. Algo provável principalmente depois da retomada do bom futebol.
Faltam 12 rodadas para o fim do Brasileirão. Se dividirmos em três blocos de quatro jogos podemos perceber a importância do que vem pela frente. Vamos primeiro olhar para o Glorioso. O primeiro compromisso após a pausa das Eliminatórias, que veio em péssima hora, é o duelo com o América-MG em Minas Gerais. Sabemos das dificuldades de se enfrentar times que lutam contra a degola. Mas no caso do Coelho, lanterna com 18 pontos, a situação é praticamente perdida. Projetar uma vitória não seria problema.
MAIS! O soco na cara de Tiquinho Soares
Em seguida um jogo em casa diante do Athletico-PR. Na conta alvinegra, os triunfos no Niltão são fundamentais para a volta olímpica. Além disso não há nenhum absurdo em projetar isso. Logo depois tem o Fortaleza no Ceará. Mas essa é uma pedreira? Em condições normais sim. Mas estamos falando da semana da final da Copa Sul-Americana e os jogadores do time cearense estarão com certeza focados em escrever os seus nomes na história do futebol continental.
MAIS! Botafogo ‘provoca’ Bruno Lage em vitória
A série de quatro jogos se encerra contra o perigoso Cuiabá no Rio de Janeiro. Mas atuando em casa só resta vencer este tipo de jogo para quem quer ser campeão. Assim o Botafogo pode sonhar com 12 pontos, o que lhe daria, no mínimo, nove pontos de vantagem. Mas aí faltando apenas oito rodadas.
Rivais com confrontos diretos

Caso isso aconteça e o Botafogo vença os quatro jogos, dificilmente a vantagem ficaria só em nove pontos. Não que nenhum concorrente possa também ter cem por cento de aproveitamento. Mas sim por conta dos chamados confrontos diretos de quem vem atrás. Teremos neste período, por exemplo, um Grêmio x Flamengo e um Flamengo x Bragantino.
MAIS! Botafogo não sai da boca dos rivais
Claro que o cenário ideal é sempre pensar no jogo a jogo. Mas como para nós, jornalistas, é possível fazer este tipo de projeção. E para a torcida também, que a concentração e o pensar no próximo jogo fique nas mãos de Lucio Flavio e dos jogadores.