Bagunça da CBF ameaça tirar Botafogo da Libertadores

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
Lucas Figueiredo/CBF

A CBF atrapalha o Botafogo mesmo quando este não é o objetivo. Só isso para resumir o que pode acontecer com o clube por conta da bagunça jurídica da entidade. Dependendo o que sair da visita de membros da Fifa e da Conmebol ao Brasil em janeiro, o Botafogo pode ficar de fora da próxima Copa Libertadores.

A Fifa viu com maus olhos o afastamento do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. A Conmebol também não gostou. A entidade máxima do futebol não aceita interferência da Justiça comum, que no caso nomeou o interventor José Perdiz como presidente interino da CBF. O caso se deve a supostas irregularidades na eleição que conduziu Ednaldo ao cargo.

MAIS! A corrida do Botafogo na janela de reforços

Em janeiro membros da Fifa e da Conmbeol vão visitar a CBF e já pediram que nenhuma decisão sobre eleições seja tomada até esta visita. Fontes ligadas à CBF entendem que a Justiça pode não recuar, o que forçaria uma punição já no começo de fevereiro, antes mesmo da disputa da Libertadores começar. Ou seja, o risco de um punição, antes tratado como improvável, ganhou corpo.

MAIS! Botafogo tem ponto favorável na janela de reforços

Se a Fifa punir a CBF, não apenas a Seleção Brasileira será afastada de competições internacionais. Os clubes também deixariam de jogar torneios como Libertadores e Copa Sul-Americana. Inclusive a punição, se anunciada pela Fifa, teria efeito imediato, ou seja, valeria já para este ano.

Só notícias ruins das entidades

Botafogo se classificou para a Libertadores – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Como são os primeiros clubes a entrarem em campo pelo Brasil na Libertadores, Botafogo e Bragantino poderiam ser os primeiros prejudicados com a medida. O Glorioso não pode fazer nada salvo aguardar o que vai sair desta visita da Fifa.

MAIS! A análise sobre o Botafogo que parte da imprensa despreza

E para quem acha que pode ser bom o afastamento de Ednaldo, o principal cotado para a vaga do atual presidente da CBF é Rubens Lopes, hoje dirigente da Ferj. Resumindo, só notícias agradáveis de nossas entidades.

Comentários