Desde que o Botafogo goleou o Flamengo por 4 a 1 no ano passado que o papo envolvendo fair play financeiro ganhou força. Dia sim e outro também alguém do Rubro-Negro dá um jeito de falar do assunto. Mas esta semana ficou visível o motivo disso tudo e o Botafogo, mesmo sem perceber, desmoralizou os interesses do Flamengo em ter um fair play financeiro.
Ao tentar atravessar a negociação do Botafogo com o Vélez Sarsfield por Álvaro Montoro, o Flamengo mostrou o que realmente pensa de fair play financeiro. Infelizmente seus dirigentes escancararam que o interesse em colocar regras para frear os demais clubes é não deixar visível a própria incompetência. Se todos podem investir em boas condições, vai se dar bem quem for mais competente. A coisa piorou com o craque dando sinais de que vai brilhar no Glorioso.
MAIS! Santos manda recado preocupante ao Botafogo
Alguém de fato acredita que o scout do Flamengo viu Álvaro Montoro ou se interessou pelo jogador? Se tivesse feito isso teria aberto negociações antes. Mas como o setor de análise de desempenho do Glorioso é o melhor do Brasil, quem não consegue achar seus próprios talentos acaba pagando um preço muito alto: o de tentar copiar e correr atrás do que o Botafogo vem fazendo.
MAIS! Botafogo não tem número mágico de reforços
Botafogo consegue encontrar soluções

Se analisarmos o processo de renovação do Flamengo, vamos ver a diretoria tentando retirar ao máximo daqueles atletas contratados há anos, quando o clube reinava sozinho e sem rivais nas finanças. Assim ainda vemos nomes como Bruno Henrique, Gérson, Arrascaeta e Michael no clube. Não que não sirvam. Mas renovação passa longe. Quando ousam a renovação vem coisas na linha de Juninho, Carlinhos e outros menos votados. Jogadores que o Botafogo de 2019, quando o Flamengo nadava sozinho nas finanças e nem pensava em fair play financeiro, talvez contratasse.
MAIS! Olho no futuro… Botafogo marca golaço fora de campo
Enquanto isso o Botafogo, de uns anos para cá, encontrou nomes como Lucas Perri, Adryelson, Alexander Barboza, Bastos, Marlon Freitas, Eduardo, Gregore, Tiquinho Soares, Júnior Santos, Igor Jesus, Thiago Almada e outros.
MAIS! A polêmica envolvendo Jair no Botafogo
Em vez de se preocupar com fair play financeiro para impedir os demais de contratarem ou tentar atravessar contratações planejadas por clubes mais competentes, o Flamengo deveria se preocupar em encontrar seu melhor setor de scout. Ia passar menos vergonha.