Botafogo e a polêmica de Gregore: SAFs merecem críticas?

Botafogo e a polêmica de Gregore: SAFs merecem críticas?
Vítor Silva/Botafogo

Os clubes brasileiros, em sua maioria, vivem em situação de miséria. Tanto que não conseguem disputar mercado com clubes de fora do país. A coisa mais comum do mundo por terras brasileiras é um jovem ser negociado antes dos 20 anos. Até mesmo os clubes com boas finanças, como o Palmeiras, nos brindam com situações envolvendo Estevão e Endrick. O primeiro vai embora sem ter ganho nada além de um Paulistão. É justamente nesses momentos, quando estamos vivenciando a polêmica da situação de Gregore com o Botafogo que devemos valorizar o modelo de SAF.

Até mesmo John Textor está incomodado e não vai flexibilizar a negociação para Gregore deixar o clube, cobrando o valor total da multa rescisória à vista. O Al-Rayyan tenta baixar a pedida ou parcelar. O jogador é extremamente profissional e respeita o clube. Mas as polêmicas chegam de fora. Assim o que importa é que no modelo de SAF, não se tira jogador do Botafogo com facilidade.

MAIS! Botafogo deve investir em mais um centroavante

Vamos imaginar alguns clubes do Rio Grande do Sul e até de São Paulo, que não adotam o modelo de SAF, mas que são gigantes. Hoje eles não pensariam duas vezes em vender Gregore por metade do valor da multa, que é de US$ 7 milhões (cerca de R$ 39 milhões). Além disso ainda parcelariam.

MAIS! Botafogo desmoraliza fair play financeiro do Flamengo

SAF do Botafogo sem pressa de negociar Gregore

Gregore pode deixar o Botafogo. Mas não será fácil – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Textor não tem pressa. O dinheiro que Gregore vale, falo logicamente da multa e não do valor do atleta, não faz cócegas ao Botafogo. Portanto, não se chega e faz a proposta que bem entende para levar o atleta. Desse jeito não cola mais. Ainda mais em se tratando de um jogador experiente e que não foi contratado visando lucro.

MAIS! Botafogo acha contra o Vasco o atalho para os títulos

A capacidade do Botafogo de negociar vem justamente da SAF. De ser uma empresa com possibilidade de esperar para fazer caixa, enquanto trabalha até mesmo uma eventual peça de reposição. Creio que Gregore vai mesmo sair. Entretanto não com facilidade. Mas nessa hora, quem critica a SAF sempre cala a boca.

Comentários