Se Enderson Moreira mantiver seu aproveitamento à frente do Botafogo no segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro o Botafogo vai subir para a Primeira Divisão. O treinador dirigiu o Glorioso em sete partidas e sob seu comando foram cinco triunfos, um empate e uma derrota. Assim, tem aproveitamento próximo de 77%.
O Botafogo terminou o primeiro turno com 29 pontos, sendo que mais da metade deles foi com Enderson Moreira. O treinador ganhou todos os jogos em casa (fez quatro), e teve de tudo como visitante: triunfo, empate e derrota.
Caso permaneça com 77% de aproveitamento no segundo turno, Enderson vai fazer o Botafogo ter 43 pontos no returno. Assim, somados aos 29, o Glorioso ficaria com 72 pontos. Com essa pontuação o acesso não deixa nenhuma discussão, segundo os matemáticos.
Enderson como visitante: acesso também é possível

Curiosamente Enderson tem 45% de aproveitamento longe de casa pelo Botafogo. Caso o time permaneça com esse desempenho no segundo turno, onde jogará nove vezes como visitante, o Botafogo fará 12 pontos. Algo ridículo para um gigante. Mas esse desempenho também pode garantir o acesso se os 82% como mandante for mantido no segundo turno. Assim o time terminaria com 65 pontos. Mas nesse caso o acesso não é garantido, embora seja bem provável.
A Matemática nos mostra que o acesso é sim uma realidade, por mais que a tabela mostre o Botafogo fora do G-4. Para isso basta o time seguir na mesma linha de crescimento, em termos de pontuação, que teve com a troca no comando técnico.