Os erros de arbitragem no futebol brasileiro, em especial gerados pelo VAR, são muitos. Mas quando o Flamengo sofre algum dano parece existir a união entre boa parte da imprensa e até políticos para se criar uma proteção ao queridinho da mídia. O Rubro-Negro vem se movimentando para cobrar da CBF e até parlamentares estão agindo neste sentido. Mas quero alertar que o Botafogo pode pagar o preço por essa movimentação do Flamengo.
Desde que não foi marcado um pênalti claro para o São Paulo no fim de semana, que tirou o Flamengo da liderança do Campeonato Brasileiro, se descobriu que arbitragem erra no Brasil. Entendo que eles não estejam acostumados com isso. Mas o Botafogo sofreu nas últimas duas temporadas e o John Textor fez alertas sérios sobre isso. Mas até então não tinha chegado no queridinho.
MAIS! Botafogo vai depender de alguns jogadores na reta final de 2025
O árbitro que for apitar o clássico entre Botafogo e Flamengo na próxima quarta-feira vai entrar pressionado. Se marcar algo errado ou que prejudique o Flamengo corre risco de ir para a geladeira e ser esculachado pela grande mídia. Assim para ele será sempre mais fácil marcar favoravelmente ao Flamengo.
MAIS! O que precisa ser dito sobre a campanha do Botafogo no Brasileirão
Botafogo x Flamengo pede árbitro de pulso

O favorável ao Flamengo neste caso é o contra o Botafogo. E não deve ser difícil, uma vez que a diretoria alvinegra não mostrou a mesma indignação com os absurdos do jogo contra o Internacional. Sequer cobrou a divulgação do VAR nos lances capitais do confronto. Sei que o Botafogo jogou mal. Mas isso não dá a ninguém o direito de prejudicá-lo.
MAIS! Joia alvinegra… Botafogo e o dilema envolvendo Kadir
Espero que a CBF entenda que é preciso escalar um árbitro de pulso e que não ceda facilmente a pressões. Que não tenha um apito coçando para favorecer o Rubro-Negro e evitar críticas. Assim a torcida e o bom futebol esperam.