O Botafogo vai além das contas para ser campeão brasileiro. Muitos falam do número mágico de 75 pontos, que vem dando certo ao longo dos anos. Mas a conquista passa por alguns fatores importantes e o Glorioso vem se preparando para isso.
Primeiro de tudo é preciso entender que essa crescente do Palmeiras não é algo para todo o restante da temporada. O time verde fez um grande esforço para encostyar no Glorioso. Mas não vem conseguindo fazer grandes partidas. O 1 a 0 sobre o Vasco só aconteceu por conta de uma falha de um atleta rival. O 2 a 1 sobre o Atlético-MG foi com importante ajuda da arbitragem. Em algum momento os palmeirenses também irão tropeçar. Assim como o Fortaleza, outro time regular.
MAIS! Botafogo e a reunião de emergência da mídia
O Botafogo leva desvantagem em relação aos dois porque tem foco também na Libertadores. Assim se viu obrigado a preservar atletas contra o Grêmio e perdeu dois pontos importantes. Mas a tarefa de se dividir ficará um pouco melhor a partir do retorno da data da Fifa.
MAIS! Botafogo acerta em renovar com Eduardo?
Após os jogos das seleções, além do descanso natural dos jogadores, o Botafogo terá, de fato, alguns nomes importantes como o lateral-esquerdo Cuiabano, o meia Eduardo e o atacante Júnior Santos. Os três jogadores, se estivessem bem fisicamente, teriam sido titulares contra o Grêmio e talvez a história do jogo fosse outra.
MAIS! Botafogo parece forçar erros da imprensa
Fator campo pode fazer a diferença

Daqui para frente o Botafogo faz 5 jogos em casa até o término da disputa. O fator campo, em uma reta final, faz ainda mais diferença. Se somar os 15 pontos nessas partidas (Criciúma, Vasco, Cuiabá, Vitória e São Paulo), chegará a 72, precisando de mais três para dar a volta olímpica.
Os três pontos restantes teriam que ser buscados como visitante contra Athletico Paranaense, Bragantino, Atlético-MG e Internacional, além do confronto direto com o Palmeiras. Ou seja, jogos em que é possível somar até mais do que isso.
MAIS! Botafogo e a censura do humor
Por fim existe o fator psicológico. Mesmo que perca a liderança em algum momento, o Botafogo vai trabalhar focado em ganhar os jogos restantes. Não há mais o abalo emocional de anos anteriores. Portanto, não adianta os rivais vibrarem com um tropeço. Será preciso mais do que isso.
MAIS! Peñarol traz boas lembranças ao Botafogo
O fator campo, basta ver a mobilização para o jogo com o Criciúma no Maracanã, o retorno de jogadores importantes, o equilíbrio e os descansos da data da Fifa são os ingredientes que farão o Botafogo dar o bote certeiro na luta pelo título do Campeonato Brasileiro.