Os dois jogadores do Botafogo com mais mercado são o zagueiro Kanu e o atacante Rafael Navarro. Ambos integravam uma lista de quatro nomes com possibilidade de transações. Dois deles, PV e Sousa, já foram. Mas se negociar Kanu ou Navarro a diretoria vai precisar jogar de maneira limpa e avisar que a meta é se manter na Série B. O Botafogo está no limite de seu elenco e qualquer perda é fatal.
Quando digo que o Botafogo está no limite do elenco estou sendo otimista. Isso porque não há um lateral-esquerdo eficiente no plantel. A saída de PV, segundo o clube, não pede reposição. Além disso, com Joel Carli machucado, Marcelo Chamusca deve rezar todas as noites para Gilvan e Kanu não se machucarem ou ficarem suspensos.
Santos quer Kanu

Kanu é a referência do sistema defensivo, apesar da pouca idade. Navarro, mesmo ainda em formação, assumiu a titularidade. Haja vista que Rafael Moura ainda não entrou em forma. Mesmo que se tenha reposição, pelo que temos visto até aqui, não será do mesmo nível.
A saída de Kanu, alvo do Santos, ou de Navarro vai fazer o Botafogo se despedir das chances de acesso. Não vou julgar os motivos que levem o clube a uma possível negociação. Mas se fizer é preciso ter coragem e deixar claro ao torcedor que acesso só virá em forma de milagre.