Botafogo x Bragantino pela Conmebol lembra título do Glorioso

Botafogo campeão da Copa Conmebol em 1993 no Maracanã
Reprodução/TV Globo

O Bragantino não é o adversário dos sonhos para uma fase preliminar da Copa Libertadores. Mas o Botafogo terá que enfrentar o organizado time paulista na luta por um lugar na fase de grupos. Apesar disso o rival traz uma boa lembrança quando o assunto se refere a torneios organizados pela Conmebol.

Em 1993 o Botafogo foi campeão sul-americano. O título da Copa Conmebol veio em uma final contra o Peñarol. Entretanto a estreia no torneio, todo disputado em fases de mata-mata, foi justamente o Bragantino.

MAIS! Botafogo e o risco de repetir o erro de um rival

Naquela ocasião o Bragantino era o time de Nabi Abi Chedid, que tinha sido por anos um dos homens mais poderosos da CBF, e contava com uma boa estrutura. Tinha sido campeão paulista em 1990 (título que revelou Vanderlei Luxemburgo) e vice-campeão brasileiro em 1991.

MAIS! Tiquinho Soares ainda é importante no Botafogo?

Também naquela ocasião o time botafoguense estava longe de ser atraente. O destaque era o artilheiro Sinval, que tinha brilhado na Portuguesa. Carlos Alberto Torres comandava o Glorioso. O jogo de ida foi em Caio Martins. O favoritismo era do Braga, uma vez que o Botafogo vinha muito mal. No Brasileiro inclusive ficou nas últimas posições.

MAIS! Bragantino alerta sobre Tiago Nunes no Botafogo

Botafogo foi arrasador nos confrontos

Sinval na homenagem do Botafogo aos campeões da Copa Conmebol de 1993 no Maracanã em 2013
Sinval na homenagem do Botafogo aos 20 anos da conquista da Copa Conmebol – Foto: Vitor Silva/SSPress.

Apesar do favoritismo do Bragantino, com 24 minutos o Botafogo vencia por 2 a 0 com dois gols de Silval. Nei descontou no segundo tempo, mas Marcelo Carioca teve tempo de decretar o 3 a 1. A disputa seguia aberta.

MAIS! O melhor reforço do Botafogo na ‘Era Textor’

No jogo da volta o Botafogo também começou arrasador em Bragança Paulista. Aos 16 minutos de jogo o Bragantino perdia por 2 a 0 com dois gols de Sinval. Alberto descontou na segunda etapa. Mas pouco depois o lateral André Duarte ampliou a vantagem carioca. Era a classificação.

Depois disso o Botafogo eliminou o Caracas da Venezuela e o Atlético-MG, com direito a uma virada histórica, para decidir o caneco com o Peñarol. Após empates por 1 a 1 no Centenário e 2 a 2 no Maracanã, o Botafogo foi campeão nos pênaltis. Não custa nada repetir a história.

Comentários