O Botafogo é mega, ultra, hiper e o que mais quiserem favorito para confirmar nesta quarta-feira a classificação para a terceira fase da Copa Libertadores. Dito isso, é muito importante que entendam que este Botafogo x Nacional Potosí não vire uma armadilha, que começou a ser preparada na semana passada, contra o próprio Glorioso, como muitos têm procurado impor.
A obrigação botafoguense é se classificar, já que poderia ter vencido na ida. De preferência jogando bem. E também goleando. Mas o fundamental mesmo é garantir vaga na fase seguinte e isso é sim um mérito. O Nacional Potosí é fraco. Mas não foi convidado para o torneio. Se classificou. É um rival como qualquer outro. Se o Botafogo golear por 6 a 0 como fez contra o Aurora, em 2024, deve ser enaltecido.
Botafogo x Nacional Potosí é um duelo como qualquer outro

Tentam tratar o Nacional como time de churrasco, de aposentados, sem ritmo. Mas está na Libertadores. Ou então a Libertadores não é tudo isso? Nem todos os bolivianos sofreram goleadas quando jogaram no Brasil. Mas tem gente dizendo que “jogando mal o Botafogo tem que fazer 3 a 0”, como se quisessem criar uma atmosfera de vergonha ou falta de méritos em caso de uma classificação mais modesta. Vivemos aprendendo lições e o Botafogo mais ainda.
O elenco do Botafogo é experiente e conta com jogadores cascudos como Alexander Barboza, Bastos e Alex Telles, que não costumam cair neste tipo de armadilha e já conhecem a mídia. Amanhã, um 2 a 0 será vergonha. Um 8 a 0, obrigação. Se fosse outro clube na disputa, a mídia trataria o Potosí como o maior rival do século. Mas estamos acostumados. Nada de novo. Assim o Botafogo caminha.