Com poucos progressos, Botafogo terá a Matemática do acesso

Elenco time posado - Botafogo x Ponte Preta
Reprodução/Premiere

Faltando uma rodada para o fim do primeiro turno, o Botafogo aparece com 28 pontos. Com uma ligeira melhora em relação ao que fez até aqui, o Glorioso caminha para a Matemática do acesso. Principalmente por conta da boa campanha que tem como mandante.

Sendo exagerado em relação ao histórico das últimas Séries B podemos levar em conta uma pontuação de 68 pontos como tranquila para o acesso. Apenas uma vez na história um time não subiu se aproximando dos 70 pontos. Em 2012 o São Caetano, com 71 pontos, permaneceu na Segundona por conta dos critérios de desempate. Mas foi a única vez que foi preciso superar a casa dos 70 pontos para subir. Pelo nível de competição desta Série B isso não vai se repetir.

O Glorioso é o melhor mandante do torneio. São nove jogos em casa com sete vitórias, um empate e apenas uma derrota. Perdeu apenas cinco pontos e tem um excelente aproveitamento, com algo em torno de 82%.

Melhora precisa ser como visitante

Enderson Moreira melhorou desempenho do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Repetindo o desempenho no returno, onde ainda jogará em casa dez vezes, o Botafogo fará 25 pontos dos 30 possiveis. Somados aos 28 que já tem, atingirá 53 pontos. Faltarão 15 pontos a serem conquistados como visitante. Aí que é preciso melhorar. No turno são nove jogos longe do Rio e apenas 6 pontos ganhos. É algo em torno de 22% de aproveitamento. Repetindo a dose faria mais sete pontos e chegaria a 60 no total.

O lado positivo desta Matemática é que o Botafogo de hoje é muito mais confiável do que com Chamusca. Tanto que Enderson já soma mais pontos do que o antecessor em menos jogos. Assim é pouco provável um desempenho tão ruim fora de casa. Ou seja, basta melhorar um pouquinho que o acesso virá.

Comentários