Davide Ancelotti descobre a pólvora. Mas erra até nisso

Davide Ancelotti em Ceará x Botafogo | Campeonato Brasileiro 2025
Reprodução/Premiere

Demorou algumas décadas. Mas Davide Ancelotti descobriu a pólvora no Botafogo. Se acostumando com a função de técnico, ele aprendeu na marra que um treinador precisa se adaptar a características dos jogadores que integram o elenco. E não cismar com um modelo e fazer os atletas tentarem se adaptar de qualquer modo. Entretanto apenas parte da lição foi assimilada.

No jogo contra o Santos o Botafogo apresentou alguns problemas recorrentes. O time muito espaçado em campo dava espaços e criava buracos que facilitavam a vida do adversário. Além disso perdia os rebotes.

Fica visível que Marlon Freitas e Danilo juntos geram um certo problema para o time. Mas não dá para abrir mão dos dois, que são diferenciados. Portanto, o ideal é jogar com três volantes ou com três zagueiros, dando liberdade a eles.

Davide Ancelotti admitiu mudança

Joaquín Correa em Botafogo x Santos | Campeonato Brasileiro 2025
Joaquín Correa não pode jogar recuado

Após o duelo contra o Santos, Davide Ancelotti admitiu que pode mudar a forma de jogar. O problema é que ele segue olhando de forma equivocada.

– Eu quero competitividade dentro do time. Acho que temos a possibilidade de jogar com três volantes, claramente. Acho que podemos adaptar Correa e Savarino em jogar em uma posição mais de volante que de meia, também. Acho que Savarino e Correa podem jogar em um 4-3-3 pela esquerda, dependendo do que você vai pedir. Eu cheguei aqui pensando que eles só poderiam jogar como meia, mas posso trocar de ideia. Então, eu tenho muito tempo para pensar daqui ao sábado – afirmou Davide Ancelotti.

Se quer jogar com três volantes, Newton precisa se juntar a Danilo e Marlon Freitas. Mas Ancelotti quer recuar Savarino ou Joaquín Corrêa. Não.! Eles não renderiam assim. É novamente adaptar o atleta ao que o italiano pensa. E normalmente a razão nunca está com ele.

Newton precisa carregar o piano

Newton dá poder de marcação ao Botafogo – Foto: Vitor Silva/Botafogo.

Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Sendo proibido qualquer uso comercial, remunerado e manipulacao/alteracao da obra.

Para ter um time competitivo, o Botafogo precisa ter Newton, abrindo espaço para Marlon Freitas e Danilo defenderem e atacarem com facilidade. Vitinho e Cuiabano são laterais que gostam de apoiar. A partir daí é escolher dois entre Savarino, Santiago Rodríguez e Joaquín Correa, deixando um no banco. Chris Ramos seria a referência na frente.

Dessa forma, Newton, Danilo, Marlon Freitas, os dois meias e os dois laterais de certa forma podem congestionar o meio. Como são atletas inteligentes, saberão atacar os espaços do rival, deixando o Botafogo mais mortal.

Ancelotti entendeu que o Botafogo pode jogar com três volantes. Mas que não demore mais uma década para entender quais as peças a se utilizar. Do contrário, o Campeonato Brasileiro acaba e ele não aprendeu nada.

Comentários