Alexander Barboza começou com muitas desconfianças no Botafogo. Expulsão, jogadas arriscadas e banco de reservas. Mas com a chegada de Artur Jorge a coisa mudou. O português teve um papo firme com o defensor, exigindo que ele tivesse outra postura em campo. Dali em diante todos sabem. Ao lado de Bastos, Barboza formou a melhor dupla de zaga do Brasil em 2024. Eis que agora Davide Ancelotti vai precisar ter outra conversa dura com o defensor.
Virou rotina Alexander Barboza jogar a partida inteira pendurado. Diante do Palmeiras, no Super Mundial de Clubes, foi amarelado sem que os dois times sequer tivessem se olhado em campo. Não havia nenhuma necessidade.
MAIS! Jordan Barrera pode deixar Botafogo insuportável
Recebeu cartão no primeiro tempo do jogo de ida da Copa do Brasil contra o Bragantino, dias depois de ter sido advertido, na etapa final, no duelo com o Corinthians pelo Brasileirão.
MAIS! E Luiz Henrique? SAF do Botafogo é novo alvo da imprensa
Alexander Barboza errou feio contra o Cruzeiro

No último domingo, diante do Cruzeiro, Barboza foi advertido também no começo do jogo. Tentou corrigir um erro de Kaio Pantaleão e foi imprudente. Não havia necessidade daquela entrada. Só que dessa vez a atitude prejudicou o Glorioso. Ele poderia ter feito uma falta em Kaio Jorge ainda no campo de ataque do Botafogo no lance que originou o segundo gol. Foi driblado de forma infantil porque não poderia mais fazer falta. Ali, se parasse a jogada, seria expulso. Ficou de mãos atados por uma imprudência de minutos antes, em um lance sem perigo.
MAIS! Botafogo e a dobradinha que pode garantir títulos
Esse não é seu único problema. Como zagueiro, já fica exposto a cartões. Mas não satisfeito, vive reclamando do árbitro. Falar com o mesmo é dever do capitão. Quantas vezes vimos Marlon Freitas desesperado tentando afastar o colega. Além de não ajudar, ainda atrapalha o capitão a cumprir sua tarefa de, ele sim, pressionar a arbitragem.

MAIS! Botafogo e o seu melhor achado na janela de reforços
O Botafogo não perdeu porque Alexander Barboza errou. Ali foi um festival de erros. Mas a história poderia ter sido diferente. Barboza é um dos maiores zagueiros do futebol sul-americano na atualidade. Mas precisa corrigir esses detalhes. E cabe a Ancelotti ajudá-lo, assim como Artur Jorge fez.