Decisões de Renato Paiva no Super Mundial de Clubes vão definir ano do Botafogo

Renato Paiva em Botafogo x Ceará | Campeonato Brasileiro 2025
Reprodução/Amazon Prime Video

O Botafogo não entra no Super Mundial de Clubes como favorito, assim como nenhum brasileiro. O objetivo inicial é fazer uma boa campanha. Mas se deixarem sonhar… este grupo já mostrou do que é capaz. Independentemente disso, em outros três torneios, que vão se decidir no segundo semestre, aí sim o Glorioso tem seu favoritismo dividido com alguns times. Falo do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. O que vai acontecer nessas três disputas dependerão, e muito, das decisões de Renato Paiva no Super Mundial de Clubes.

Renato Paiva vai precisar encontrar a fórmula certa para adaptar os reforços contratados pelo Botafogo para o Super Mundial de Clubes ao time que quer brigar por posições altas no torneio. Chegaram para a disputa o goleiro Cristhian Loor, o zagueiro Kaio Pantaleão, o meia Álvaro Montoro e os atacantes Joaquín Correa, que fez a Internazionale dar um choque de realidade na mídia brasileira, e Arthur Cabral.

MAIS! O detalhe que pode fazer Álvaro Montoro brilhar no Botafogo

Igor Jesus é titular absoluto

Igor Jesus e Alex Telles em Botafogo x Ceará | Campeonato Brasileiro 2025
Igor Jesus é certeza para Renato Paiva

Sem colocar peso em ninguém, Arthur Cabral, por exemplo, chega para a vaga de Igor Jesus. Mas não será titular do torneio. Mesmo com Igor se despedindo, o treinador não pode abrir mão dele no 11 inicial. E Joaquín Corrêa, será titular ou Cuiabano e Artur vão ficar com os lados do campo no ataque, na formação que vem dando tão certo nos últimos jogos? Savarino tem lugar cativo no time.

MAIS! Potência financeira… Botafogo acumula vitórias fora de campo

Se pensarmos no segundo semestre, podemos projetar um quadrado titular com Álvaro Montoro, Savarino, Joaquín Corrêa e Arthur Cabral. Isso com Artur se revezando com eles. Mas lançar isso no Mundial seria um perigo. Entretanto, não vai dar para deixar os reforços se adaptarem nas retas finais da Libertadores e da Copa do Brasil por exemplo. Ou seja, Renato Paiva vai precisar de equilíbrio.

MAIS! Botafogo construiu caminho para ter bons reforços

Defesa preocupa menos a Renato Paiva

Botafogo apresenta zagueiro Kaio Pantaleão | Junho 2025
Kaio Pantaleão ainda não briga por titularidade

Neste cenário o treinador terá menos problemas para os reforços da defesa. Apesar de Jair estar de saída, Kaio Pantaleão não vem para se titular em um primeiro momento. Hoje seria impossível, salvo com a recuperação de Bastos, não pensar em Alexander Barboza e David Ricardo, por exemplo, como titulares. No gol, John apenas terá mais um reserva com Loor.

MAIS! Botafogo desmoraliza fair play financeiro do Flamengo

O Super Mundial traz um Botafogo bem reforçado. Mas isso vai exigir de Renato Paiva muita inteligência para adaptar esse grupo bom de reforços sem prejudicar a competitividade do time.

Comentários