Desde 2005 que o Botafogo não ficava dois anos seguidos fora da final do Carioca

0 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Dodô na comemoração do título carioca do Botafogo em 2006
Divulgação

A eliminação para o Fluminense na Taça Rio impediu o Botafogo de chegar à final do Campeonato Carioca pelo segundo ano consecutivo. Isso pode ser considerado uma novidade para algumas gerações de botafoguenses. O Glorioso vem sendo figurinha repetida nas decisões estaduais desde 2006. Desde 2004-2005 que o Botafogo não ficava dois anos seguidos sem chance de brigar pelo caneco no jogo decisivo.

Loco Abreu comemora gol de cavadinha no goleiro Bruno em Botafogo x Flamengo | Campeonato Carioca 2010
Time de Loco Abreu em 2010 foi um belo exemplo de como o Botafogo se basta: somos gigantes

Em 2004 Flamengo e Vasco decidiram o caneco. O triunfo foi flamenguista. Em 2005 o Volta Redonda surpreendeu ao ganhar a Taça Guanabara, mas foi derrotado pelo Fluminense na final do Carioca. A partir de 2006 o Botafogo passou a ser figura mais constante nas finais. Naquele ano, inclusive, foi o único grande finalista. Bateu na final o Madureira do simpático Elias Duba.

Em 2007, 2008 e em 2009 o Botafogo foi derrotado pelo Flamengo na final. Nas três vezes a arbitragem foi alvo de polêmicas. Em 2007, por exemplo, anulou um gol de Dodô nos acréscimos de maneira totalmente equivocada. Não satsifeita, expulsou o Artilheiro dos gols bonitos, o tirando da disputa de pênaltis. Já em 2009 uma agressão de Juan em Maicosuel impediu o Flamengo de ficar com dez em campo no primeiro jogo, mesmo o lance tendo sido debaixo dos olhos do soprador de apitos.

Em 2010 o Botafogo deu o troco e bateu o Flamengo com a cavadinha de Loco Abreu, sem necessidade de final. No ano seguinte o Flamengo foi campeão ganhando os dois turnos. Entretanto, em 2012 o Botafogo voltou a ser finalista. Mas perdeu para o Fluminense.

2018 foi o último título do Fogão

Em 2013 o time de Seedorf ignorou os rivais e ganhou os dois turnos. Em 2014 o Flamengo bateu o Vasco na final em um torneio que o Botafogo jogou a maior parte com seus reservas. No ano seguinte o Botafogo voltou a ser finalista, perdendo o título para o Vasco. Cena que se repetiu em 2016.

Carli celebra o título carioca do Botafogo em 2018
Carli fez o gol decisivo em 2018

Após um Fla-Flu na final de 2017, o Botafogo foi campeão em 2018 diante do Vasco, com o gol de Joel Carli, que forçou a disputa de pênaltis. Gatito Fernández entrou em cena e garantiu o caneco.

Ano passado o Flamengo bateu o Vasco na final. Este ano a lógica seria o Botafogo estar na decisão. Mas isso não aconteceu e pela primeira vez, desde 2005, o Botafogo fica de fora da final do Carioca por dois anos consecutivos. Mas é hora de olhar o futuro. Assim mirar no Brasileiro.

Notícias relacionadas