Pouco depois que o Flamengo divulgou suas sugestões para a melhoria do futebol brasileiro, conversei com alguns dirigentes ligados ao Botafogo para saber como foi a recepção. Ironias deram o tom da conversa, embora o clube prefira ignorar solenemente os movimentos do rival, apostando no bom sendo da CBF. Dentre as medidas sugeridas pelo Urubu temos o fim do gramado sintético, a proibição de negócios entre clubes do mesmo dono e fair play financeiro aos moldes ‘la Gávea’, como disse um dos dirigentes.
No assunto gramado sintético as ironias foram muitos. Uma das fontes chegou a dizer: “um mês vão construir estádio, outro mês vão comprar o Maracanã.. mas no fim só resta se meter no estádio dos outros”. Outro dirigente, mais ‘diplomático’, lembrou que não existe preocupação com o bom nível dos gramados naturais, apenas a proibição do uso do sintético, o que mascara o real interesse em ajudar o futebol brasileiro. Vale lembrarmos que o gramado do Maracanã já foi alvo de críticas em vários momentos da gestão flamenguista.
MAIS! Botafogo deixa visível motivos para Vitória lutar contra rebaixamento
Um dos dirigentes também disse: “Senti falta de um controle eficaz sobre a entrada de dinheiro público em um clube”. Uma clara referência a antigos patrocínios do Flamengo por parte da Petrobras.
Botafogo evita criar polêmicas com Flamengo

Em relação a fair play a ironia foi em relação a cotas de televisão. Um dos dirigentes cutucou o Flamengo dizendo: “Quando o assunto é dinheiro o Flamengo brigou com metade do futebol brasileiro. A outra metade já não falava mesmo com eles. Basta ver a confusão que está por cota de TV”.
MAIS! Botafogo precisa vencer ‘rebaixados’ para jogar a Libertadores
Recentemente o Flamengo conseguiu na Justiça bloquear R$ 77 milhões que seriam repassados para a Libra, clubes do bloco da qual ele faz parte.
MAIS! Botafogo toma decisão acertada no mercado da bola
Apesar das ironias, os dirigentes botafoguenses preferem não entrar em polêmica. Há consenso de que o Alvinegro vem participando de maneira coerente no processo de melhorias do futebol brasileiro, sem querer abrir discussões sem sentido.
Flamengo tenta inibir igualdade de condições

Dito isso pelos dirigentes, o que podemos perceber é que o Flamengo está sempre desesperado quando percebe o crescimento dos demais clubes. Isso porque, em igualdade de condições, vai prevalecer a competência. Algo, por exemplo, que tem sobrado ao Palmeiras nos últimos anos e faltado ao Urubu.
MAIS! Botafogo e as dúvidas em relação ao elenco de 2026
As propostas do Flamengo com certeza desagradaram outros grandes clubes, como Palmeiras, Atlético-MG, Athletico-PR e Vasco, apenas para citar alguns. E só mostra como a atuação do clube tem sido desprezível quando o tema é melhorar o futebol do Brasil.









