O ano era 2025. O Botafogo poupou os titulares no começo do Campeonato Carioca, como todos os demais grandes do estado. Iniciou mal a caminhada e ainda caiu na Copinha. O elenco do Botafogo foi detonado, afinal de contas, tinha vendido alguns jogadores. Análise rasa. Não era isso que definia a qualidade do grupo alvinegro. E nem mesmo se tivesse vencido os dois jogos.
Chegamos a 2026. O Botafogo vinha jogando a Copinha com seu time sub-20. Mas começou o Campeonato Carioca e o sub-20 foi disputá-lo. A estreia contra a Portuguesa mostrou um Alvinegro bem armado e que venceu por 2 a 0. Um show para os críticos.
MAIS! Transfer Ban… quando não se tem o que falar do Glorioso
Na Copinha, o Botafogo então apostou nos reservas do sub-20. Goleou o Juventude por 4 a 1 e passou de fase. Vem inclusive dando show de números no torneio. Isso não mostra que o elenco do Botafogo é maravilhoso. Seria uma análise tão rasa quanto à feita ano passado. Uma grande lição.
Elenco do Botafogo e a justa análise

Ainda em 2026 o querido dos jornalistas perdeu um jogo e empatou outro pelo Campeonato Carioca. Também apostou no sub-20. O que será que houve? Já sei, deve estar sentindo os efeitos da Copinha. Não! Optou por priorizar o Estadual e sequer disputou a Copinha. Vale criticar o elenco? Ninguém se atreve. Afinal de contas, quando vem de lá vale até chamar jornalista de nariguda e fica tudo bem. Desde que tenha o aval do craque da camisa 10.
MAIS! Botafogo desmoraliza fair play financeiro do Flamengo
As análises sobre time e elenco de boa parte da mídia são rasas e baseadas apenas no clubismo. Que o clubismo impere em sites para as torcidas tudo bem. Mas fantasiado de mídia imparcial é muito feio. A falta de bom senso impera.