O Botafogo superou o Bahia porque soube matar o jogo. O resto é choradeira de quem perdeu a partida. Mas é claro que o time precisa evoluir e Luís Castro sabe disso. Entretanto vem crescendo. Não na mesma proporção dos bons resultados que conseguiu. Mas de maneira gradual e proveitosa. Se é importante aprender com as derrotas, também é fundamental colher lições dos bons resultados. Eduardo foi a maior lição do jogo contra o Bahia.
O meia hoje tem um papel fundamental no time de Luís Castro. É quem dá ritmo e faz o jogo funcionar. Se mexer e cria jogadas. Além disso finaliza com grande qualidade. Destaquei a sua veia de artilheiro na sua chegada e ele não decepcionou a torcida. Mas diante do Bahia vimos um jogador sumido em campo e que pareceu um pouco desgastado com o excesso de jogos.
MAIS! Os curiosos números de Luís Castro no Botafogo
Acredito que Eduardo precisa ser preservado de maneira inteligente. Algo que Luís Castro, discretamente, vem fazendo com Tchê Tchê. O volante, autor do segundo gol na Bahia, não é reserva neste time. Mas a diferença nesse caso é que Tchê Tchê tem um substituto à altura no plantel. Algo que não acontece com Eduardo. Além disso Eduardo tem uma função que exige mais velocidade e entrega do que outros jogadores, como Lucas Perri e até mesmo Tiquinho Soares. O artilheiro sabe se poupar em campo por conta de sua tarefa e também dos anos de experiência. Eduardo não pode se dar a esse luxo.
MAIS! Erison e Kanu mostram evolução do Botafogo
Eduardo deve ser poupado contra Ypiranga

Eduardo vem sendo fundamental no elenco de 2023. Assim fica ainda mais visado pelos rivais e a marcação vai aumentar, exigindo mais esforço. Mas Luís Castro vai precisar saber dosar isso. Na quinta-feira, por exemplo, em um jogo que o time começa ganhando por 2 a 0, Eduardo pode iniciar no banco de reservas. O Alvinegro não vai precisar se expor muito e, mesmo diante de um rival traiçoeiro, é possível controlar o jogo com inteligência e vencer na base da velocidade. Caso seja preciso, Eduardo entra. Do contrário, vê o jogo em local privilegiado.
MAIS! Ações de Luís Castro podem ajudar Botafogo na busca por reforços
Mas mesmo que Luís Castro consiga preservar e tratar Eduardo com o cuidado que pede, outro ponto deve ser abordado. A necessidade de se buscar na próxima janela um jogador em condições de revezar com Eduardo. Pelos nomes citados na imprensa o Glorioso tem trabalhado neste sentido. Se tiver sucesso vai dar um passo gigantesco para um grande segundo semestre. A torcida agradece.