O Botafogo caiu na Copa do Brasil acumulando mais uma frustração em 2025. Não é hora de gerar crise, mas analisar quem teve culpa no processo serve para trabalhar o futuro. Neste caso salta aos olhos o desempenho de Neto. E não falo da falha do goleiro no gol vascaíno. Me refiro ao que vimos na cobrança de pênaltis. A comissão técnica do Botafogo precisa explicar isso.
John chegou ao Botafogo sem ter defendido um único pênalti ao longo de toda a sua carreira. Mas foi determinante na conquista da Libertadores contra o São Paulo, no Morumbi, ao defender uma penalidade e forçar erros do rival. Na época ficou famoso por olhar na garrafa de água como os jogadores cobram. A comissão técnica tinha seu mérito.
MAIS! Botafogo aponta caminhos diferentes para a imprensa
Nítido que John foi preparado para aquele jogo levando em conta a possibilidade de uma disputa de pênaltis. Assim viu os rivais, estudou e anotou o que era importante.
MAIS! Como escalar Cuiabano no Botafogo?
Neto viu os rivais do Botafogo batendo?

Voltemos a 2025. O Botafogo ficou 10 dias treinando. Neto não foi convocado para nenhuma seleção. Mas pelo visto a comissão técnica deixou para prepará-lo via tablet minutos antes da disputa contra o Vasco. Neto errou seu posicionamento em quase todas as cobranças. Acertou um canto apenas, mas sem condições de defesa.
MAIS! Quem paga ao Botafogo pelos prejuízos causados pela CBF?
John acertava todos os cantos, dificilmente errava um. Era municiado de informações e isso facilitava. Saber onde o batedor cobra não garante a defesa, mas aumenta demais a possibilidade. Entretanto o Botafogo em 2025 fez de tudo para reduzir as possibilidades de ser campeão. Neto, não pela sua qualidade, mas sim pela forma como parece que NÃO foi preparado para este jogo, é apenas a cereja do bolo.