O jogo contra o Santos, neste domingo, às 16h, no Estádio Nilton Santos, é chave para o planejamento do Botafogo no Campeonato Brasileiro. O Glorioso não faz contas dentro da competição, mas sabe que para conseguir a vaga na Copa Libertadores vai precisar estar em um bolo entre 65 e 70 pontos. Os jogos restantes em casa, cinco no total, garantiriam ao Glorioso romper a barreira dos 60 pontos, mais precisamente o faria atingir 61. O que restaria muito pouco a se buscar como visitante.
O Botafogo ainda vai enfrentar em casa Vasco, Sport, Grêmio e Fortaleza. Fazendo a lição de casa, o Glorioso teria que buscar poucos pontos nos duelos como visitantes, que seriam contra Mirassol, Vitória, Corinthians e Cruzeiro.
MAIS! Botafogo desmoraliza fair play financeiro do Flamengo
Outro fator que torna o jogo contra o Santos chave no planejamento é que pode ser a primeira vez, em muitas semanas, que o Glorioso, que fez 2 a 0 no Ceará no fim de semana, pode ganhar dois jogos seguidos, o que não acontece desde o fim de agosto na competição. A última vez foi quando o Alvinegro fez 3 a 1 no Juventude no Rio Grande do Sul e depois goleou o Bragantino em casa por 4 a 1.
MAIS! SAF do Botafogo vira obsessão de jornalistas
Botafogo quer retomar confiança

Ganhar duas seguidas agora pode devolver a confiança em um momento importante da competição. E dar gás para o confronto direto com o Mirassol na próxima semana, no interior paulista. A devolução da confiança ao grupo é importante.
MAIS! Botafogo e as dúvidas em relação ao elenco de 2026
Por fim se tem o sentimento de que a vitória em um momento em que alguns jogadores estão perto de retornarem de lesão pode dar um gás necessário para um fim de ano menos conturbado. Assim a torcida espera.
MAIS! A melhor notícia para o Botafogo neste fim de ano
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Santos e Botafogo se enfrentaram na Vila Belmiro e o Glorioso venceu por 1 a 0. Naquela ocasião Artur fez o gol da vitória. O Peixe ainda viu Neymar ser expulso.









