Assim que saiu a definição do sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores um fato curioso aconteceu. Vi uma série de análises dizendo que o Palmeiras deu azar. Normal, quem a bolinha indicasse Botafogo ou Flamengo é porque teve azar. Mas isso logo me levanta uma questão. Agora é preciso admitir que o time verde tem uma vantagem gigantesca ou então dar o braço a torcer que julgaram mal o Botafogo nas polêmicas da semana passada.
Quando o Botafogo poupou alguns titulares contra o Junior falaram que abriu mão da vantagem de decidir em casa a partir das oitavas. Que isso teria comprometido o andamento da Libertadores do clube. Mas a questão é simples: se decidir em casa é meio caminho andado, então o Palmeiras é o grande favorito? Grande bobagem e o histórico mostra isso.
MAIS! A notícia ‘ruim’ do Botafogo na janela de reforços
Claro que não. O confronto entre os clubes no ano passado mesmo mostrou isso. O Botafogo ganhou por 1 a 0 em São Paulo e perdeu por 4 a 3 no Rio de Janeiro. Ou seja, o mando de campo não fez nenhuma diferença.
Palmeiras perdeu Endrick

A verdade é que pouco sabemos sobre o confronto. Ele acontecerá em agosto, quando algumas coisas terão se modificado. Os times estarão em outro momento e sob impacto da janela de transferências.
O Palmeiras, por exemplo, perdeu Endrick. O Botafogo não perdeu ninguém. Ambos se reforçaram para a próxima janela e ainda podem se movimentar mais. Ambos podem ganhar reforços do departamento médico ou perder atletas lesionados.
MAIS! Torcida do Botafogo atura transmissão ‘rival’
Analisar neste momento quem leva vantagem ou é favorito é apenas jogar conversa fora. Tudo indica um confronto muito equilibrado, onde o fator campo não indica nada. Além disso, não dá para dizer que o Botafogo brincou com a sorte por ter terminado em segundo, pois muitos primeiros colocados pegaram grandes pedreiras. Libertadores é um torneio que, para ser campeão, tem que fazer de tudo, até mesmo encarar grandes rivais.