O conjunto de gestões negativas, aliado a uma preferência de parte dos jornalistas, faz a mídia vender o Botafogo de forma equivocada. Talvez com ajuda de uma régua torta. E dados mostram isso.
Vejamos o levantamento recente dos sócios-torcedores dos clubes. O Botafogo aparece na oitava posição geral com mais de 56 mil membros. Em situação bem melhor do que clubes tidos como de massa. Um exemplo é o Corinthians, com 43 mil.
MAIS! Botafogo suporta maratona de jogos?
Botafogo e quem não acompanha futebol

Trazendo para o Rio de Janeiro, o clube tem apenas 21 mil a menos que o Flamengo, tratado em várias pesquisas como a maior torcida, de forma disparada, do Brasil. Não questiono a pesquisa. Mas em um ambiente onde se perguntasse se a pessoa acompanha futebol, a distância se aproximaria mais do que vemos no ranking de sócios-torcedores. E com certeza, ficaria mais longe do que é retratado em institutos de pesquisa.
MAIS! Fabio Matias cria problema para Textor
Mesmo com esta realidade parte da mídia trata o Botafogo como um clube que não desperta interesse. Ignora assim uma realidade que salta cada vez mais aos olhos. Quando alguns veículos acordarem, pode ser tarde demais.