Me preparei para escrever sobre outro assunto que não fosse arbitragem hoje. Principalmente para a turma que adora dizer “em vez de reclamar do árbitro, critique o planejamento, o técnico ou os jogadores”. Mas infelizmente, os fatos não me deixam mudar esse rumo. Até porque o que aconteceu contra o Grêmio foi um dos grandes absurdos do ano. Posso dizer que o Botafogo seria líder do Brasileirão se não fosse arbitragem.
Li com atenção o levantamento feito pela nossa equipe sobre os erros de arbitragem contra o Botafogo. Foram 11 jogos anotados, sendo dois pela Copa do Brasil e que nada afetam na classificação do Campeonato Brasileiro. Sobraram 9 jogos do Brasileirão, mas os erros apontados na derrota de 2 a 0 para o Cruzeiro e no empate sem gols com o Vitória, ambos no Estádio Nilton Santos, em nada mudariam o resultado final do confronto. Temos que ser justos.
MAIS! Botafogo agita bilhões no mercado de petróleo
Restaram sete jogos. Logo na primeira rodada, houve um pênalti de Murilo em Igor Jesus, com puxão de camisa. O jogo com o Palmeiras terminou sem gols em São Paulo. Menos dois pontos na conta. Soma-se a um ponto deixado contra o mesmo Palmeiras no returno e, casa,. na derrota botafoguense por 1 a 0. Neste duelo houve pênalti claríssimo em Joaquín Correa de Giay. O árbitro não marcou e o VAR não chamou. O lance foi considerado um absurdo por quase toda a imprensa brasileira. Ou seja, arbitragem nos tirou 3 pontos diante dos verdes.
Mais 3 pontos contra o São Paulo

Contra o São Paulo os árbitros nos levaram outros três pontos. No primeiro turno, no Niltão, dois pontinhos ficaram pelo caminho. Cuiabano sofreu pênalti no fim do primeiro tempo, o árbitro marcou em campo, mas houve revisão no VAR para cancelar. O pior: foi pênalti. Já no returno, no Morumbis, derrota por 1 a 0, foi ignorado pênalti em Kaio Pantaleão.
MAIS! Jordan Barrera pode deixar Botafogo insuportável
Ainda contra paulistas, diante do Bragantino, na derrota por 1 a 0 no primeiro turno, um ponto pelo caminho. O gol do Massa Bruta em casa foi irregular. O VAR traçou errado as linhas, longe do pé de Alex Telles. Chegou a ser mostrada imagem com linha vermelha de impedimento, mas ela logo foi suprimida.
MAIS! Botafogo pode lucrar com fair play proposto pela CBF
Botafogo perdeu 11 pontos para a CBF

No empate por 3 a 3 com o Mirassol, dois pênaltis ignorados, um em Chris Ramos e outro em Alexander Barboza. Mais dois pontos pelo caminho. Assim, diante dos paulistas, forma nove pontos perdidos. Fora de São Paulo só tivemos dois pontos “roubados” pela arbitragem. Foram os de quarta-feira, na covardia contra o Grêmio.
Como pudemos ver, foram 11 pontos perdidos para os árbitros. Hoje o Botafogo tem 40 pontos, exatamente 11 a menos que o líder Flamengo. Os urubus têm quatro vitórias a mais, que também seriam igualadas. Os flamenguistas até levariam vantagem no saldo (37 a 17), mas não seria essa diferença.
MAIS! Quando a imprensa passa recibo contra o Botafogo
Então você, torcedor, que diz que temos que ignorar a arbitragem e olhar para os próprios erros uma pergunta: o fato de o Botafogo ter errado em seu planejamento é uma licença para o clube ser tão prejudicado? Pensa nisso….