Nas mãos dos clubes? CBF causa ainda mais danos ao Botafogo

Sede da CBF, no Rio de Janeiro, em 2020
Lucas Figueiredo/CBF

A CBF parece lidar mal com qualquer situação que exija dela um comportamento transparente. Seus dirigentes não costumam dar declarações muito claras sobre temas relevantes envolvendo o Campeonato Brasileiro. Isso só mostra que a competição deve passar de uma vez por todas para as mãos dos clubes. O episódio envolvendo Botafogo x Athletico deixa isso evidente.

Os dois clubes, diante das dificuldades de se jogar no sábado à noite, decidiram em comum acordo jogar no domingo. Eu disse em comum acordo. Ou seja, em um ato de bom senso, o Glorioso abriu mão da presença de sua torcida no domingo para não prejudicar a competição. Seria muito melhor levar a continuação do confronto para uma data da Fifa. Mas o Alvinegro entendeu que a logística ia prejudicar o Furacão, que não tinha culpa, assim como o Alvinegro não teve. Em uma decisão importante chegaram a este acordo.

MAIS! Quem pode atrapalhar o Botafogo na luta pelo título?

A polêmica terminaria aí. Mas a CBF decidiu entrar em cena e, sem consultar o Botafogo, como o próprio clube reclamou, adiou o confronto com o Fortaleza. Isso causa sério dano ao líder da competição.

MAIS! CBF deve explicar escolhas sobre o Botafogo

Com esta decisão a CBF atrapalhou o Botafogo em várias questões. Primeiro porque tira do clube a vantagem de enfrentar o rival preocupado com a final da Copa Sul-Americana. Tudo indica que os cearenses poupariam jogadores. Além disso vai marcar a partida para uma data da Fifa, o que pode, por exemplo, fazer o Botafogo ficar sem goleiro. Caso Gatito Fernández volte a ser lembrado pelo Paraguai e Lucas Perri seja chamado por Fernando Diniz, o Glorioso não terá os seus dois principais arqueiros. Além disso, Adryelson pode ser chamado e quem sabe até mesmo Tiquinho Soares.

Brasileirão nas mãos dos clubes

Botafogo x Athletico iniciou a polêmica – Foto: Arthur Barreto/Botafogo

Por fim existe a questão emocional. Ao não entrar em campo em um momento que tem uma gordura na frente, o Botafogo pode ver os rivais encostarem e jogadores mais pressão nas suas costas. Será que é isso que a CBF deseja?

MAIS! O que se esconde na cruel análise sobre o Botafogo

A interferência da CBF estraga e mancha o Campeonato Brasileiro. E terá a conivência do STJD caso o Tribunal não exija a realização da partida. Algo lamentável de todas as formas. Só mostra que o Brasileirão deve ficar com os clubes.

Comentários