O Botafogo é favorito na final da Copa Libertadores? A pergunta vem tomando conta do debate antes do jogo. Os dois times decidem o torneio no próximo sábado, em Buenos Aires. A resposta é das mais complicadas. Mas infelizmente aparece na fórmula de disputa da competição.
Hoje acredito, com toda sinceridade, que se os dois times se enfrentassem 10 vezes, o Botafogo venceria umas sete. O Galo poderia ganhar duas e o empate apareceria em uma ocasião. Esses números podem variar para cima ou para baixo, para Minas Gerais ou para o Rio de Janeiro. Mas ficariam semelhantes a estes. A questão é que eles não vão se enfrentar dez vezes. Será um único e decisivo confronto.
MAIS! Botafogo marca golaços fora de campo
Trata-se de um único jogo

O fato de estarmos falando de um único jogo torna esta final sem nenhuma previsão. O Botafogo, que não perde para times brasileiros há três meses, chega mais forte ao jogo. O Galo, que vem irregular, chega para muitos como azarão. Mas tudo pode acontecer e por isso que o Glorioso deve estar preparado.
MAIS! Botafogo e o choque de realidade da mídia
Uma expulsão, um erro, uma saída de bola, enfim, um simples lance pode decidir o jogo. É preciso ter a força mental vista diante do Palmeiras. Não cair nas provocações de Deyverson e de Hulk. Jogar bola e exibir o máximo de raça. O Botafogo tem muitos caminhos para ser campeão. Mas o favoritismo não é um deles.