O principal erro de Renato Paiva não foi Danilo Barbosa

Renato Paiva em Palmeiras x Botafogo | Copa do Mundo de Clubes 2025
Reprodução/CazéTV

O Botafogo caiu no Super Mundial de Clubes e muitos questionaram a presença de Danilo Barbosa no time titular de Renato Paiva na derrota de 1 a 0 para o Palmeiras. Mas este foi de longe o principal erro do treinador no duelo. O problema não foi no que ele fez antes da partida e sim no que decidiu ao longo do duelo contra os paulistas.

Danilo Barbosa deu sim mais poder de marcação ao Botafogo. E vamos lembrar que ele entrou na vaga do primeiro volante, no caso Gregore, que estava suspenso. Não foi na vaga de Marlon Freitas ou de Allan, por exemplo. Jogar assim contra o PSG tudo bem, mas contra o Palmeiras? Há várias formas de se ganhar um jogo e neutralizar o adversário é uma delas. Se isso preenche o conceito do novo Botafogo é outra questão que vamos debater mais na frente, ao longo da semana. Mas neste jogo não foi um erro fatal.

MAIS! Botafogo e o efeito SAF no Super Mundial de Clubes

Renato Paiva começa a errar no intervalo

Danilo Barbosa não foi o problema do Botafogo contra o Palmeiras – Foto: Vitor Silva/Botafogo

A partir do momento o jogo vai para o intervalo é que Renato Paiva começa a errar. Primeiro por não se mexer. Mas diante das saídas de Estevão e de Vitor Roque, o jogo muda. Ele acerta ao escalar Cuiabano e Álvaro Montoro no time. Mas deveria ter permitido que Savarino permanecesse mais tempo em campo com Montoro e não apenas cinco minutos, pois ele colocou Montoro aos 20 do segundo tempo e sacou Savarino aos 26.

MAIS! Botafogo desmoraliza fair play financeiro do Flamengo

Neste mínimo intervalo de tempo entre uma substituição e outra, Savarino deu um chute e gol e Igor Jesus teve mais liberdade. Ao optar pela entrada de Joaquín Correa, fora de forma, o Botafogo perdeu a facilidade de criar os contra-ataques que logo lhe dariam a vitória no tempo regulamentar.

MAIS! Luis Enrique ensina mídia a respeitar o Botafogo

Com Correa e sem Savarino, a criação ficou apenas com o talentoso Montoro e o Botafogo voltou a recuar, mas dessa vez sem a eficiência dos jogadores marcadores. O que vimos foi o controle palmeirense até o gol decisivo. Depois, foi desespero. Assim Danilo Barbosa está longe de ter sido o grande problema botafoguense em campo.

Comentários