A saída de Sousa faz a diretoria do Botafogo ir ao mercado em busca de um zagueiro para repor a perda. Com Kanu, Gilvan e Joel Carli o setor ainda não chega a ser considerado uma emergência. Entretanto o clube entende que a Série B é uma competição longa e desgastante. Além disso a zaga é uma posição muito sujeita a receber cartões e gerar suspensões. Mas a busca por este zagueiro será guiada por um olhar de investidor.
A estratégia é adotar a mesma prática feita com PV. Procurar jovens com bom potencial e que possam responder bem mesmo sob pressão. Investir o mínimo possível na compra de parte dos direitos federativos. E até mesmo podendo evoluir na compra de percentuais com o resultado obtido em campo.
Lateral ainda vai ter que esperar

O jogador chegaria para ser a quarta opção no setor. Assim a diretoria entende que pode apostar em um jovem e que não precisa trazer um veterano. Até porque Gilvan e Joel Carli já são veteranos e experientes.
Para a lateral esquerda em um primeiro momento a ideia é ver como se comportam Rafael Carioca e Guilherme Santos. Mas a busca de um jogador para o setor não foi descartada. Internamente há o pensamento de que Rafael possa desfazer a má impressão deixada. Entretanto o olhar para o setor estará rígido por parte da torcida.