Honda não foi bem contra o Flamengo. A expectativa é de que em um clássico o jogador, principal estrela do Botafogo até Salomon Kalou estrear, chamasse a responsabilidade. Foi discreto. Mas após a partida não arrumou desculpas para dizer que fez isso ou aquilo. Muito menos colocou a culpa em algum problema ou nas condições de jogo. Simplesmente admitiu que não esteve bem.
Na postagem nas redes sociais escreveu: “Não joguei bem hoje. Mas estou orgulhoso de todos os jogadores que deram o seu melhor. É assim que devemos acreditar”. Honda tem postura de líder. Poderia ter ficado calado. Ainda não será alvo de críticas. Precisaria de outros jogos ruins para começar a ser questionado. Assim demonstrou uma postura de grandeza. Quis dar apoio aos companheiros que fizeram bem suas funções.
Honda tem tudo para evoluir no Botafogo

Infelizmente nos acostumamos aos jogadores brasileiros, cada vez mais estrelas, se irritarem com perguntas sobre o próprio desempenho. Rebaterem atuações ruins com os mais variados tipos de desculpas que vão desde a qualidade do gramado até a chuteira, passando pelo clima.
Aos poucos Honda vai exercer uma liderança natural sobre o elenco. Em conjunto com outros líderes do grupo. Honda e o Botafogo ainda têm muito a evoluir. Ele tem bola para isso. O Alvinegro capacidade de evoluir.