Já abordei aqui algumas vezes a incrível má vontade da mídia com o Botafogo. Isso é fato. Mas percebo que em alguns momentos o limite do bom senso é superado. Vejo jornalistas apontando o Botafogo como a quarta força do Rio de Janeiro. Outros colocam o Glorioso como sério candidato ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2020. Fico imaginando alguns outros clubes que contam com a boa vontade da mídia contratando Keisuke Honda e Salomon Kalou. Rapidamente seriam colocados no topo, no grupo de favoritos. Não vejo o Botafogo na lista de favoritos. Mas também não penso em rebaixamento.
A delicada situação financeira do Botafogo dita as análises da maioria dos comentaristas. O fato de o Botafogo ter esses problemas não tira o peso do time que foi formado. Não tira os méritos pela contratação dos dois estrangeiros, pela chegada de Victor Luis. Não apaga o bom rendimento dos reforços do começo do ano como Bruno Nazário e Pedro Raul. Muito menos não apaga que a base vem dando frutos como Marcelo Benevenuto, Caio Alexandre e Luis Henrique.
Dizer que tudo que o Botafogo faz é ruim porque o clube tem problemas financeiros ou porque tem atrasos salarias é a maneira simplista e nada analítica de projetar o Campeonato Brasileiro. Afirmar que ter o salário em dia é o principal reforço, eu concordo e assino. Mas aí me pergunto o motivo de outros com atrasos salariais estarem melhor cotados. Neste cenário não dá para fugir do tema má vontade.
Qual o critério da quarta força?

Falando especificamente dos cariocas eu queria entender o motivo de ser a quarta força. Pensei que poderia ser o Campeonato Carioca, já que o Botafogo não foi finalista. Mas o torneio há muito não serve de critério e mesmo assim o Botafogo, por exemplo, chegou às semifinais. O Vasco não conseguiu. O Vasco também tem problemas financeiros.
Acredito que o Botafogo pode sim fazer um bom Campeonato Brasileiro. A primeira rodada mostrou que ele está longe de ser o patinho feio. Ter os salários em dia é sim condição importante. Mas analisando apenas a qualidade dos times, não vejo muito gente acima do Botafogo não. Mas o tempo dirá.