O Botafogo tem como principal meta neste momento conseguir uma vaga na próxima Copa Libertadores. O time caiu para a sétima posição do Campeonato Brasileiro no meio de semana. Mas tem jogo com o Mirassol neste sábado, fora de casa, em confronto direto. O X da questão é: quantos pontos o Botafogo precisa para se classificar para a Libertadores?
Se depender das edições passadas e do que se desenha para este ano, o Botafogo precisa de poucos pontos para avançar ao torneio continental. Com Flamengo e Palmeiras na final da Libertadores, o G-6 agora é G7. Ou seja, o Botafogo ocupa a última vaga com 47 pontos. Já tivemos times que terminaram em sétimo lugar com 54 pontos. Ou seja, o Botafogo, neste cenário, dependeria de 7 pontos em 24 para se classificar. Ou seja, desempenho de rebaixado.
MAIS! Frase de André Jardine sobre Botafogo… ainda bem que não veio!
Botafogo pode se classificar com poucos pontos

A maior pontuação de um sétimo colocado na era dos pontos corridos com 20 clubes na Série A é de 2014. Naquele ano o Grêmio ficou em sétimo lugar com 61 pontos. Ou seja, neste caso o Botafogo dependeria de 14 pontos dos 24 restantes. Um sarrafo bem mais alto. Entretanto, pouco provável.
MAIS! Você quer Matheus Nascimento outra vez no Botafogo?
A situação do Botafogo pode melhorar ainda mais se o G-6 virar G-8. Mas isso ele só saberia depois do Campeonato Brasileiro terminar, uma vez que depende da Copa do Brasil. Hoje Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e Vasco estão nas semifinais. Praticamente certo no G-6, o Cruzeiro aumentaria o número de vagas em caso de triunfo. O Fluminense, que vem se candidatando e hoje está acima do Botafogo na tabela, também deixaria de ser um rival. Até mesmo o Vasco, hoje oitavo colocado, olharia este cenário com mais facilidade.
MAIS! Textor na Premier League ajuda ou atrapalha o Botafogo?
Jogos dentro de casa podem facilitar vida na Libertadores

O oitavo colocado com melhor pontuação na era dos pontos corridos com 20 clubes na Série A fez 57 pontos. Feitos que couberam ao Atlético-MG de 2013 e ao Coritiba de 2011.
MAIS! Precisamos ser ousados ao analisar Léo Linck no Botafogo
Dos sete jogos restantes do Botafogo quatro são em casa. Desses o time teria obrigação de vencer Sport, virtual rebaixado, e Fortaleza, a caminho. Além disso, pontuar contra Grêmio e Vasco. Como visitante os adversários serão Mirassol, Vitória, Corinthians e Cruzeiro. Dá tranquilidade para pensar até na vaga direta, que hoje seria o G-5. Mas é preciso jogar bem mais bola.









