A rodada 27 do Brasileirão chegou ao fim e o Botafogo manteve os nove pontos de vantagem para o Bragantino, segundo colocado. Mas quem ameaça o Alvinegro na luta pelo título? Essa é uma análise que deve ser feita a 11 rodadas do fim. O botafoguense consciente sabe que não há nada decidido e nem vai cair no discurso de alguns rivais, como o de jogadores e do técnico do América-MG após a vitória de quarta-feira no Independência. Apesar disso, é muito bom saber que o Botafogo depende apenas das próprias forças.
O fato de depender das próprias forças nos remete ao primeiro raciocínio. O próprio Botafogo é quem mais ameaça a ele. Mas essa ameaça foi muito reduzida com a efetivação de Lucio Flavio, agora com o apoio de Joel Carli, e com a saída de Bruno Lage. O grupo é muito maduro e tem tudo para controlar a ansiedade nos jogos. Logicamente que é preciso melhorar em alguns aspectos, como reduzir um pouco a exposição da zaga, como aconteceu diante do América.
MAIS! O que se esconde atrás da análise cruel do Botafogo
Mas voltando aos adversários, a rodada do meio de semana, de certa maneira (claro que não matematicamente), tirou da briga alguns times como Palmeiras e Grêmio. Além disso confirmou que outros não vão ameaçar, como o Fluminense, de olho na Libertadores.
MAIS! CBF passa vergonha no caso Marçal. STJD acerta
O Bragantino continua exigindo atenção pelo que tem apresentado nos últimos jogos. A grande questão é saber se ele terá fôlego e elenco para conseguir manter a arrancada e causar problemas para o Botafogo. Além disso terá duelos complicados pela frente.
A Matemática do Botafogo

A euforia da mídia após o Flamengo anunciar Tite e a tentativa de colocar os flamenguistas na briga pelo título também deve ligar o sinal de alerta no Botafogo. Isso pode ter alguma influência nos rumos do campeonato. Afinal de contas, uma competição mais disputada na reta final traz mais audiência e interesse do público. Todo cuidado é pouco para não se deixar levar por análises que tentem jogar o Botafogo e sua bela campanha para baixo.
MAIS! Botafogo toma atitude determinante na briga pelo título
A Matemática botafoguense pode ser vitoriosa com mais cinco vitórias. Uma média de quatro pontos a cada dois jogos então melhora ainda mais o cenário e acaba com qualquer possibilidade dos rivais. E é nisso que o único time que depende das próprias forças deve pensar. Faltam oito rodadas para o Botafogo e 11 para os rivais. E isso precisa ficar claro. E para você, torcedor, quem ameaça o título do Botafogo no Brasileirão?